ANÁLISE DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DE UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO FINANCEIRO: O CASO DO INSTITUTO TRÊS RIOS (UFRRJ)
Postado em 28 de março de 2025 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
FELIPE DE ABREU OLIVEIRA ROCHA
ORIENTADOR
DAVI RIANI GOTARDELO
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o conhecimento e comportamento financeiro dos estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro localizada no município de Três Rios/RJ. Quanto ao método, foi aplicada uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com 183 estudantes do Instituto Três Rios - ITR/UFRRJ. A coleta de dados ocorreu de forma remota, por intermédio da aplicação de questionários estruturados na plataforma Google Forms. Os resultados revelaram uma alta penetração do sistema bancário entre os entrevistados, com 97,8% possuindo conta em alguma instituição financeira. Observou-se, porém, que aqueles sem conta são majoritariamente do gênero feminino, solteiras e sem emprego, abrangendo todos os cursos do ITR/UFRRJ. Além disso, embora a maioria dos entrevistados utilize crédito para compras (83,6%), uma parcela significativa verifica as taxas de juros antes da compra (66,7%), demonstrando uma busca por conscientização sobre os custos financeiros associados. Constatou-se também que os alunos de Administração e Economia demonstram maior preocupação com taxas de juros em compras a crédito e são mais propensos a possuir reserva financeira adequada, sugerindo que a formação acadêmica influencia positivamente a adoção de práticas financeiras saudáveis. No entanto, desafios como a falta de reserva financeira (74,3% dos entrevistados) e a negativação financeira foram identificados entre os alunos de todos os cursos, destacando a necessidade de maior educação financeira. Apesar da maioria dos entrevistados buscar possuir um planejamento de gastos (60,7%), apenas uma pequena parcela utiliza aplicativos ou softwares para controle financeiro (14,2%). Quanto aos investimentos, 43,2% dos entrevistados afirmaram fazê-los, principalmente em poupança e CDB. Em síntese, os resultados indicam práticas financeiras conscientes, mas também apontam áreas de melhoria, ressaltando a importância do desenvolvimento de programas de educação financeira para capacitar os estudantes a tomarem decisões financeiras mais informadas e responsáveis.
MONOGRAFIA
TAMANHO
2.626,18kb
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DATA DE ENVIO
28/03/2025 12:16
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