Direito Processual Contemporâneo
As Ciências Sociais Aplicadas possuem, nos campos das reflexões crítica e
pragmática, suas maiores justificativas para o avanço paradigmático do saber.
Mais especificamente, com relação à Ciência Jurídica, referido campo do saber envolve uma série de variáveis que determinam em maior ou menor grau, seu impacto no tecido social.
O Direito como uma ciência viva, se alimenta do meio social e opera um conjunto de valores a serem balizados pela sociedade, esta que o absorve em determinado tempo e espaço.
Exatamente nestes termos é que se justifica a oferta de um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Contemporâneo.
Trata-se da possibilidade de ofertar ao estudioso e profissional do Direito a
especialização em grande área do saber jurídico, o Direito Processual em suas mais variadas facetas e aplicações, campo do saber relativo à conquista do Direito bem como ao exercício efetivo de seu reconhecimento e gozo, dentro da complexidade das relações intersubjetivas individuais e coletivas hodiernamente vivenciadas, tanto em sede pátria quanto internacionalmente.
Em verdade, sendo o Processo um instrumento da jurisdição e de garantias do cidadão, apto à satisfação e realização do Direito Material, o que se pretende com um Curso de alta capacitação em Direito Processual Contemporâneo é oferecer aos discentes novas formas de compreender e empreender o fenômeno do Direito Processual, oportunizando a atualização de teorias e práticas jurídicas que serão, de certo, ferramentas
hábeis para o enfrentamento das dinâmicas acadêmicas e forenses, seja pelas próprias e complexas relações públicas e privadas contemporâneas bem como sob o novo olhar processual operado pelo advento do CPC/2015, diploma legal que repercutirá na racionalidade de vários campos processuais, seja ele civil, penal, trabalhista, administrativo, empresarial e internacional.
Destaca-se ainda, como pressuposto acadêmico do presente Curso, a produção intelectual dos seus discentes.
Assim, como cediço, o Curso de Direito do Instituto Três Rios- UFRRJ/ITR já
possui sua publicação oficial representada pela Revista Jurídica Eletrônica “Direito, Sociedade e Desenvolvimento” – REJUR, fonte de escoamento da produção intelectual docente e discente do Curso de Direito do ITR bem como recebendo artigos das mais variadas Universidades brasileiras e estrangeiras, possuindo várias indexações e já estando em seu Ano 7 e Volume 13.
Nestes termos, a REJUR será, certamente, ambiente propício e necessário ao
aporte da produção intelectual da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Contemporâneo, levando a cabo um dos objetivos norteadores da oferta da presente Especialização.