História


A história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Três Rios, teve início em 1998, com a instalação, no Colégio Entre-Rios, dos cursos de Administração e Ciências Econômicas. Naquela época, ambas as graduações funcionavam como turmas fora de sede, ou seja, estavam ligadas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da UFRRJ, em Seropédica. Desse modo, os professores deslocavam-se da sede para a Região Sul Fluminense para lecionar, e as aulas eram ministradas em locais improvisados e cedidos pela administração municipal, como os Colégios Entre-Rios e Ruy Barbosa.

Vale ressaltar que, desde meados da década de 1990, a comunidade trirriense reivindicava a criação de um campus universitário público na cidade. Um dos exemplos foi a criação, pelos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas das turmas fora de sede da UFRRJ, do Grupo de Apoio à Federalização da Universidade, o GAFFU. Esse sonho tornou-se realidade, em 2007, através do Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais (REUNI).

Em 2009, a UFRRJ implantou em Três Rios, o curso de Direito e, no mesmo ano, houve a criação do Instituto Três Rios, o décimo primeiro na estrutura organizacional da UFRRJ. O curso de Gestão Ambiental teve início no primeiro semestre de 2010, e a sede própria do Instituto foi inaugurada no mesmo ano, em novembro .

De 1998 até o primeiro semestre de 2016, a UFRRJ formou, no município de Três Rios, 338 bacharéis em Administração, 176 bacharéis em Ciências Econômicas, 75 bacharéis em Direito e 28 bacharéis em Gestão Ambiental.

Atualmente, o ITR/UFRRJ conta em seu quadro efetivo com, aproximadamente, 80 docentes, dos quais 90% são doutores; 30 técnico-administrativos; e 800 alunos nos quatro cursos de graduação: Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Quer conhecer ou trazer a sua turma de alunos/as à sede do Instituto Três Rios da UFRRJ? Agende a visita: campustr@ufrrj.br.