PRODUTOS ORGÂNICOS: A VISÃO DO CONSUMIDOR, AGRICULTOR E DONOS DE RESTAURANTES DE TRÊS RIOS E PARAÍBA DO SUL-RJ

Postado em 28 de setembro de 2017   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Lorran Marques da Silva Oliveira
ORIENTADOR
Erika Cortines
RESUMO
As monoculturas são atividades que reduzem a complexidade ambiental, resultando em um ecossistema artificial que gera indesejáveis custos ambientais e sociais. A agricultura orgânica vem na contramão deste processo, utilizando os conceitos de agricultura familiar sustentável. No entanto, nem sempre os alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor. O presente trabalho buscou avaliar a oferta de orgânicos em restaurantes de Três Rios e Paraíba do Sul-RJ e a visão do consumidor sobre este tipo de alimento, tal como a dos agricultores orgânicos. Foram aplicados questionários a 20 restaurantes do centro da cidade, a 60 consumidores das feiras e transeuntes e seis a agricultores de produtos orgânicos participantes da feira. Dos restaurantes apenas um, oferece produtos orgânicos. Dos restaurantes 95% disseram não oferecer produtos orgânicos por não saberem onde vende, desconhecem a feira orgânica de Três Rios e o serviço de entrega de sextas pelos produtores. 55% dos entrevistados disseram que pagariam de 20 a 50% a mais pelos produtos orgânicos. Conclui-se que é necessária uma intermediação entre restaurantes e produtores e a divulgação entre consumidores, para que o consumo de orgânicos seja estimulado nos municípios



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