PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – UM ESTUDO NA EMPRESA AG DE TRÊS RIOS

Postado em 13 de maio de 2022   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Bruna Geremias De Almeida
ORIENTADOR
Marcio De Lima Dusi
RESUMO
ALMEIDA, Bruna Geremias. Planejamento tributário e suas vantagens competitivas em pequenas e médias empresas – um estudo na empresa A.G. de Três Rios. 2021. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso. DCAS – Departamento de Ciências Administrativas Sociais. Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2021. O Planejamento Tributário é uma das ferramentas essenciais a qualquer negócio. No entanto, para as pequenas e médias empresas não é tarefa fácil. Os regimes tributários vigentes são complexos e é preciso realizar cálculos e projeções a fim de escolher o mais adequado. O presente trabalho tem como objetivo geral valorizar a importância do Planejamento Tributário para as pequenas e médias empresas como forma de obter vantagem competitiva e como objetivos específicos analisara carga tributária das pequenas e médias empresas no Brasil, registrar o estudo na empresa A.G. de Três Rios e identificar a tributação mais adequada para a empresa em estudo, visando redução de custos com os tributos. A empresa A.G. de Três Rios está localizada em Três Rios – RJ, do ramo de representação de autopeças. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica em artigos publicados na Plataforma Google Scholar e RAC/ANPAD, livros, páginas eletrônicas e outros materiais acadêmicos, uma entrevista informal para registro de informações sobre a empresa e uma pesquisa documental de natureza qualitativa para analisar os extratos do Programa do Simples Nacional da empresa A.G. de Três Rios dos anos de 2019 e 2020 a fim de atender aos objetivos específicos e encontrar alternativas que contribuam para manter a saúde financeira da empresa através de melhores estratégias tributárias para que se mantenha competitiva no mercado. Conclui-se que para realizar o planejamento tributário é necessário conhecimento técnico e experiência para analisar as contas financeiras, contábeis e os fatores específicos do negócio.



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