OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM – DESENVOLVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO SÉCULO XXI
Postado em 2 de maio de 2022 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
Luiz Cláudio Maurício Fonseca
ORIENTADOR
FÁBIO CARDOSO DE FREITAS
Desenvolver novas formas de aprender e de ensinar no século XXI, eis o grande desafio. Precisamos ser capazes de conectar nossos alunos as suas realidades. Não existe outra forma de estar no mundo que não seja em seu espaço físico, não existe outro lugar de construção que não seja aqui e agora, por isso a tarefa árdua de ocupar os espaços, feitos através de ações propostas dentro da realidade da escola pública e dos seus alunos para formar consciência crítica e ambiental. Assim foram pensadas seis ações ou oficinas que pudessem desenvolver nos alunos do segundo segmento do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, durante o ano de 2019, reflexões sobre o meio ambiente e política, despertando assim cidadania e senso crítico sobre cada ação proposta. Na verdade, o intuito do trabalho foi poder criar espaços de aprendizagem intuindo o aluno a sua realidade, buscando soluções para o coletivo. Foram desenvolvidas ações de aprendizado durante 12 meses como: conhecendo o bairro, coleta seletiva, fazendo sabão, combate à dengue, festival de pipas e painéis nos muros. Cada ação foi pensada de modo a inserir o aluno no mundo a sua volta, envolvendo-o e sensibilizando-o para que ele pudesse observar e aprender na prática sobre questões complexas da política e do meio ambiente. E ficou claro que o aluno se reconheceu, desenvolveu reflexão para questões que, para ele, estavam fora do mundo da escola. Assim, foi possível concluir, a partir das respostas dos discentes e das oficinas realizadas, que as estratégias de construção dos outros espaços de aprendizado e cidadania devem incluir mecanismos que envolvam a educação ambiental, mas não só, nas fronteiras dos bairros mais afastados, pois as questões sociais impactam a vida dos moradores e muitas vezes as questões ambientais estão encobertas pelas mais variadas carências, o barranco que pode desabar, o rio que enche, o lixo que não é recolhido, tudo isso é cidadania, política e ensino.
MONOGRAFIA
TAMANHO
666,35kb
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DATA DE ENVIO
02/05/2022 13:14
02/05/2022 13:14
ARQUIVO
2013590278_LUIZ-CLAUDIO.pdf
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