“O TRABALHO QUE ME MOVE”: OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA MULHERES TÉCNICAS DE ENFERMAGEM.

Postado em 28 de março de 2025   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Loren De Azevedo França
ORIENTADOR
DÉBORA VARGAS FERREIRA COSTA
RESUMO
França, Loren de Azevedo. O trabalho que me move: Os sentidos do trabalho para mulheres técnicas de enfermagem. 2023. 82p. Monografia (Bacharelado em Administração). Instituto de Três Rios, Departamento de Ciências Administrativas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, RJ, 2023.
A participação das mulheres no mundo do trabalho representa uma das mais significativas e contínuas revoluções sociais. Neste contexto, é fundamental compreender o sentido do trabalho para as mulheres, especialmente aquelas que atuam na área da saúde, como as técnicas de enfermagem. Como profissionais do setor de saúde, essas mulheres enfrentam desafios complexos na conciliação de suas carreiras com as demandas de suas vidas familiares, que acabam influenciando suas percepções sobre o significado do trabalho. Este estudo teve como objetivo compreender o sentido do trabalho para as mulheres que atuam como técnicas de enfermagem. As principais lentes teóricas foram fundamentadas na divisão sexual do trabalho (Hirata; Kergoat, 2007) e em Morin (2000, 2001), destacando a importância de encontrar sentido no trabalho, e a relação da mulher e o trabalho como técnica de enfermagem. A pesquisa foi conduzida com base em uma abordagem qualitativa composta por entrevistas semiestruturadas com quinze mulheres técnicas de enfermagem, e empregou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2008). O campo evidenciou que o trabalho desempenha um papel crucial na vida dessas profissionais, porém, nota-se que elas enfrentam, além da baixa remuneração, a sobrecarga de múltiplas responsabilidades, desempenhando papéis tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente doméstico. Isso cria desafios para a conciliação entre o trabalho remunerado, as atividades de cuidado e os afazeres domésticos. Observou-se que o trabalho para as técnicas de enfermagem vai muito além de uma ocupação, ele desempenha um papel fundamental em suas vidas, proporcionando satisfação pessoal, crescimento contínuo e um profundo senso de realização. No entanto, essas profissionais ainda enfrentam desafios significativos relacionados à dificuldade de equilibrar suas responsabilidades profissionais, familiares e a vida pessoal.



MONOGRAFIA



Mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios