O ESTRESSE OCUPACIONAL E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DE TRÊS RIOS (RJ)

Postado em 13 de maio de 2022   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Leticia Menezes Silva Bitencourt
ORIENTADOR
PAULO LOURENÇO DOMINGUES JÚNIOR
RESUMO
As organizações estão percebendo, que a qualidade de vida no trabalho é um fator importante para o desenvolvimento de uma organização. O stress ocupacional é causado por situações advindas do ambiente organizacional e pode causar queda na produtividade dos colaboradores, problemas de relacionamento interpessoal, e problemas na carreira, causando riscos ao bem-estar, gerando consequências dentro e fora da organização na relação casa/trabalho. Este estudo parte da importância de se considerar como a manutenção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos colaboradores de uma corporação pode ser importante na obtenção do sucesso da mesma e diminuição do estresse ocupacional presente no ambiente laboral diariamente. O objetivo geral deste estudo foi pesquisar o Estresse Ocupacional e a Qualidade de Vida em uma indústria de alimentos em Três Rios – RJ. Nesta pesquisa apresenta-se um estudo de orientação qualitativa a partir do método descritivo, com pesquisa teórica sobre os principais pressupostos de estudiosos sobre o assunto, além de pesquisa de campo. Foi realizada uma entrevista com os colaboradores de diversos setores comerciais da empresa. Para fundamentação da pesquisa, foi realizado uma pesquisa de campo com o objetivo de formular questões de caráter exploratório sobre as questões estudadas. A entrevista que foi realizada na própria empresa e com horários preestabelecidos pelos participantes, continha perguntas objetivas e discursivas que abordavam, além dos dados pessoais dos participantes, tempo que trabalha na empresa e aspectos relacionados ao Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho, sendo entrevistados 13 trabalhadores. Após a finalização das entrevistas, foram analisadas as respostas obtidas para entender alguns aspectos sobre Estresse Ocupacional no ambiente laboral e Qualidade de Vida no Trabalho dos colaboradores. Concluindo estes elementos observados, sugere-se que a empresa busque colocar em prática pontos que ajudem a diminuir a frequência de situações que são vistas como causadoras de estresse ocupacional nos funcionários, além de agilizar a implantação do plano de cargos e salários que é visto como uma ajuda no reconhecimento dos funcionários que estão como colaboradores da empresa por mais tempo. Este estudo auxiliou no melhor entendimento de alguns pontos de grande relevância para a manutenção da QVT dentro das empresas, além de ajudar a perceber como os colaboradores encaram as situações causadoras de estresse dentro das empresas.



MONOGRAFIA

TAMANHO
1.612,63kb
DATA DE ENVIO
26/05/2022 19:13
ARQUIVO
LETICIA.pdf


Mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios