A INFLUÊNCIA DO ATUAL PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE TRÊS RIOS NA DEMANDA DE FORMAÇÃO NA ÁREA AMBIENTAL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DESTE MUNICÍPIO

Postado em 28 de setembro de 2017   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Monica Cardoso Ambivero
ORIENTADORES
Alexandre Ferreira Lopes
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo analisar a demanda docente quanto à formação voltada para questão ambiental dos professores da rede pública de ensino do município de Três Rios - RJ, tendo em vista que a região tem vivido um acelerado processo de industrialização que gera diversos impactos, em especial impactos socioambientais. O licenciamento ambiental, como medida administrativa obrigatória na implantação de empreendimentos impactantes ao meio ambiente, desenvolve programas de educação ambiental direcionados aos atores sociais que estão em sua área de influência. Estes programas devem atingir o maior número possível de atores sociais envolvidos. Com isto, buscou-se se estes programas estão abrangendo os professores da rede pública de ensino de Três Rios. Foi feita uma pesquisa qualitativa que abrangeu 30 escolas públicas do município e teve a participação de 71 professores. Foram utilizados questionários com nove questões discursivas que investigavam sobre a experiência em educação ambiental e sua prática nas atividades escolares. Além disso, foram abordadas questões relacionadas às necessidades de novas metodologias e atividades de EA desenvolvidas no ambiente de convívio dos docentes. Também se questionou quanto às mudanças socioambientais percebidas no município nos últimos dez anos, bem como os problemas mais latentes, e a atuação do poder público em relação à esta problemática colocada. Os docentes mostraram-se muito comprometidos com o desenvolvimento de práticas relacionadas à EA, no entanto, um número menor apresentou contato anterior com esta. A grande maioria apontou a necessidade de novas metodologias e materiais para desenvolver EA. Uma parcela significativa dos respondentes considera o poder público pouco atuante. Das mudanças mais citadas, os impactos ao meio ambiente natural e a industrialização e aumento demográfico foram as mais citadas. Quanto aos problemas socioambientais mais urgentes, saneamento básico e o tratamento adequado de resíduos e efluentes foram os mais apontados, seguidos por poluição. Diante dessa realidade, percebe-se que é necessário que políticas públicas sejam mais eficazes e presentes, em especial aquelas direcionadas aos professores, uma vez que estes têm importante papel na sociedade de formadores de opinião.



MONOGRAFIA



Mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios