GESTOR AMBIENTAL COMO ARTICULADOR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Postado em 27 de setembro de 2017   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Carolina Coelho Molina
ORIENTADOR
Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido
RESUMO
Através deste trabalho foi possível se discutir que, apesar de a formação de profissionais responsáveis em transmitir o conhecimento em Educação Ambiental ser precariamente abordada nos currículos, promovendo-se práticas superficiais e que pouco aguçam o senso critico dos educandos. É possível introduzir planos de trabalho muito frutíferos no que tange o processo ensino-aprendizagem entre crianças. A PNEA - Politica Nacional de Educação Ambiental criada em 1999 dispõe sobre a Educação Ambiental e sua importância na construção de valores sociais, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, porém as práticas se perdem e se confundem ao serem transmitidas. A responsabilidade na maioria das vezes não é do educador e sim do processo de formação que deixa de incluir a Educação Ambiental como matéria primordial na construção, social, solidária e cidadã do educador. Na Educação Infantil a principal ferramenta de aprendizado são os sentidos, a criança ainda não desenvolveu plenamente sua oralidade e sua linguagem escrita, portanto a aprendizagem é feita através de experiências sensórias. Sendo assim, é possível criar práticas educativas que vão além, que fujam do senso comum. É imprescindível criar um ambiente questionador onde se discute a raiz dos problemas ambientais e não apenas o objeto fim. O Gestor Ambiental tem um papel importantíssimo nessa questão, pois ele detém o conhecimento multidisciplinar necessário para abordar questões modificadoras no trabalho pedagógico. Através desse estudo, foi possível delinear questões importantes para a gestão ambiental ainda na fase pré-escolar. A percepção de quatro temas: lixo, o homem e a natureza; recursos hídricos e ecologia são possíveis de serem trabalhados integralmente, mesmo dispondo de materiais simples e de experimentação sensório-motora.



MONOGRAFIA



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