ESTUDO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIG PARA A EXPANSÃO E OTIMIZAÇÃO DAS ROTAS DE COLETA SELETIVA EM PARAÍBA DO SUL-RJ
Postado em 28 de março de 2025 -
Tempo de leitura: 0 min. -
Ver mais
Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
Maria Eduarda Guedes Meirelles
ORIENTADORES
SADY JÚNIOR MARTINS DA COSTA DE MENEZES
Fábio Cardoso de Freitas
Fábio Cardoso de Freitas
A geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) tem aumentado de forma contínua, criando uma crescente demanda por infraestrutura e logística adequadas. Em 2022, o Brasil gerou aproximadamente 81,8 milhões de toneladas de RSU, o equivalente a cerca de 224 mil toneladas diárias. Para enfrentar os desafios decorrentes desse aumento, foi instituída, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de estabelecer diretrizes e instrumentos para o gerenciamento desses resíduos, abrangendo as etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada. A coleta seletiva, um dos principais instrumentos dessa política, é definida como a coleta de resíduos segregados previamente com base em sua constituição e composição, visando o reaproveitamento dos materiais. Considerando que as atividades de coleta e transporte de resíduos absorvem de 40% a 60% do orçamento municipal destinado à limpeza urbana, é essencial um planejamento eficaz das rotas de coleta de resíduos recicláveis. Neste contexto, o presente estudo propôs a utilização de ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a ampliação e otimização das rotas de coleta seletiva no município de Paraíba do Sul. Para atingir o objetivo deste trabalho, a rota atualmente realizada no município foi analisada e posteriormente comparada a quatro novas rotas otimizadas, em dois cenários distintos: rotas mais rápidas e rotas mais curtas, distribuídas em itinerários de segunda, quarta e sexta-feira, e terça e quinta-feira. Os resultados obtidos indicam que a abrangência total percorrida mensalmente na rota atual é de 509,32 km, com um consumo de aproximadamente 240 litros de diesel, o que corresponde a um custo de R$ 1.413,60. Quando comparadas às rotas otimizadas na modalidade "mais rápida", a extensão total aumentou em 92,64%, passando para 981,20 km, com um consumo de 245,3 litros de diesel, correspondendo a um valor de R$ 1.444,81, resultando assim, em um acréscimo de apenas R$ 31,21 no custo mensal de combustível. Por outro lado, ao optar pelas rotas mais curtas, a extensão aumentou em 81,81%, passando para 926 km, com um consumo de 231,5 litros de diesel, que corresponde a um valor de R$ 1.363,53, representando uma economia de R$ 50,07 no custo mensal de combustível. Esses resultados demonstram que a otimização das rotas de coleta seletiva pode gerar ganhos significativos em eficiência, tanto em termos de redução de custos quanto de melhor planejamento do tempo por meio de uma gestão mais eficaz dos recursos destinados ao transporte de resíduos.
MONOGRAFIA
TAMANHO
19.248,00kb
19.248,00kb
DATA DE ENVIO
28/03/2025 12:58
28/03/2025 12:58