EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL:UMA REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DAS MULHERES EMPREENDEDORAS

Postado em 28 de março de 2025   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Maria Luiza Mello Silva
ORIENTADOR
MARIA CRISTINA DRUMOND E CASTRO
RESUMO
"SILVA, Maria Luiza Mello. Empreendedorismo feminino no Brasil: uma reflexão sobre as características comportamentais das mulheres empreendedoras. Três Rios: UFRRJ, 2023. 35f.
A prosperidade do empreendimento é decorrente da atuação de empreendedores habilidosos que apresentam um perfil específico; logo, quando analisado o contexto do empreendedorismo feminino, observa-se que as mulheres apresentam características específicas que em parte, se mostram como oportunidades, e por outro lado, também representam desafios. Nesta conjuntura, o objetivo principal deste artigo foi identificar as principais características comportamentais das mulheres empreendedoras. Este trabalho se constituiu de uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos no levantamento de dados, cuja relevância é constatada quando observada a necessidade de se incentivar o empreendedorismo feminino para estimular uma nova percepção social sobre o papel da mulher em detrimento da discriminação de gênero ainda evidente na sociedade brasileira atual. Os resultados mostraram que além da determinação, iniciativa, autoconfiança, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, e conhecimento técnico da área em que atuam ou desejam atuar, as mulheres comumente apresentam habilidades adicionais que favorecem o desenvolvimento do empreendedorismo, como sensibilidade; empatia; ousadia; alto grau de criatividade; versatilidade; flexibilidade; cooperação; alta capacidade analítica e habilidades interpessoais. Isso ajuda as mulheres a superarem os desafios para desenvolver negócios, que compreendem a necessidade de autodomínio e controle emocional; o enfrentamento da discriminação de gênero; e a jornada múltipla de trabalho. Apesar de tais desafios, o empreendedorismo feminino vem crescendo gradativamente no Brasil, podendo até mesmo superar o empreendedorismo masculino futuramente como visto na pesquisa."



MONOGRAFIA



Mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios