EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO INSTITUTO TRÊS RIOS/UFRRJ

Postado em 28 de março de 2025   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Graziele Oliveira Da Rocha
ORIENTADOR
PABLO MIRANDA GUIMARAES
RESUMO
Para que os indivíduos possam fazer escolhas conscientes e gerenciar suas finanças da melhor forma, é necessário investir na educação financeira. Entretanto, estudos apontam para a complexidade da educação financeira, que passa principalmente por diversas variáveis socioeconômicas. Assim, o objetivo deste trabalho é observar o perfil dos estudantes beneficiários da Assistência Estudantil graduandos do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Três Rios, no contexto do conhecimento de educação financeira e práticas de consumo. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, bibliográfica e análise de dados com abordagem qualitativo-quantitativa aplicada a 55 estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência para verificar o nível de educação financeira dos discentes, ressaltar a importância da educação financeira para a gestão dos recursos próprios e avaliar a eficácia da educação financeira no desenvolvimento do consumo consciente. O questionário da pesquisa possui um total de trinta perguntas, que abordam o perfil dos estudantes, educação financeira e consumo consciente. Essas informações foram importantes para entender o contexto na qual os alunos estão inseridos e como isso pode influenciar suas decisões financeiras. Como resultado geral, verificou-se com a presente pesquisa que 56,4% se encontram no nível baixo confirmando que os estudantes universitários possuem um nível de conhecimento financeiro baixo. Em relação ao consumo consciente, mais de 80% dos respondentes declaram realizar compras conforme necessidade e planejamento e que planejam sempre ou quase sempre as compras e afirmam que antes de fazer uma compra, sempre ou quase sempre refletem sobre a necessidade de adquirir o bem. No entanto, a efetivação desta intenção está condicionada ao valor financeiro relacionado à compra. Portanto, embora haja uma preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, ainda há espaço para melhorias na compreensão da importância do consumo consciente para uma tomada de decisão assertiva sobre o uso consciente do dinheiro.



MONOGRAFIA



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