EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL WALTER FRANCKLIN / TRÊS RIOS-RJ
Postado em 18 de julho de 2018 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
Cloé Giácomo Ragazzi
ORIENTADOR
Alexandre Ferreira Lopes
O presente trabalho teve como objetivo investigar as práticas de educação ambiental propostas no Colégio Municipal Walter Francklin no município de Três Rios – RJ. O CMWF possui uma heterogeneidade de alunos muito grande que apresentam diversas realidades e visões de meio ambiente. A educação ambiental se torna agente transformador dentro dessas visões, tendo através de suas práticas, maneiras de se influenciar e conscientizar ambientalmente seus alunos. Foram distribuídos aos professores do ensino médio do Colégio, 21 questionários e obteve-se resposta de 15 destes. O questionário foi idealizado com oito perguntas discursivas, sendo analisado de forma qualitativa e classificado de acordo com as práticas utilizadas pelos professores. Foram trabalhadas questões sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, Racismo e Justiça Ambiental e questões sociais e raciais dentro dos debates em sala de aula. Para a investigação da educação ambiental, foram usadas as macrotendências político-pedagógicas Conservacionista, Pragmática e Crítica. Para uma análise de dados mais crítica, foi utilizado o Plano Político Pedagógico do colégio, planejados para o biênio 2017/2018, onde se encontra todo planejamento do ano letivo, a base comum curricular, o planejamento didático e incluindo projetos sociais, raciais, ambientais. Através das análises, percebe-se que a grande maioria dos professores participantes, são praticantes da educação ambiental e acreditam que a mesma é uma forte ferramenta de mudança na visão crítica de seus alunos. Trabalham de forma variada e didática para que constantemente o tema e as problemáticas de meio ambiente sejam relacionadas às suas respectivas matérias e trabalhadas dentro de sala de forma natural, apesar de haver percalços e inúmeras dificuldades de dar seguimento aos seus projetos e práticas ambientais, devido ao enfoque no comportamento dos alunos. Ademais, procuram adaptar as necessidades e demandas de seus alunos em seus projetos educacionais e realidade diária de cada um. Jun-18
MONOGRAFIA
TAMANHO
597,45kb
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DATA DE ENVIO
01/10/2018 14:43
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ARQUIVO
cloeragazzi.pdf
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