Departamento de Ciências Econômicas e Exatas - ITR/UFRRJ

História

Breve Histórico

O Curso de graduação em Ciências Econômicas de Três Rios faz parte do Departamento de Ciências Econômicas e Exatas (DCEEx), do Instituo Três Rios (ITR), desta Universidade, e existe desde 1998. Nasceu através do processo de interiorização da UFRRJ, que, por sua vez, foi ratificado em 2007. Como resultado, o número de professores efetivos se alterou significativamente. Em 2008 o DCEEX contava com apenas dois professores em regime de dedicação exclusiva, em 2009 eram sete, e deverá fechar o ano de 2010 com 18 docentes que se dedicam exclusivamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Concomitantemente, uma nova infraestrutura necessária para o bom andamento destas atividades, com salas de aula apropriadas, biblioteca, laboratórios, salas de pesquisa, anfiteatro, enfim, com espaço físico para construção de um ambiente acadêmico, está em fase final de acabamento.

Inserção Regional

O Curso de Ciências Econômicas está inserido na região de governo centro-sul fluminense, que é formada pelos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Vassouras e Três Rios. Além de ser o centro regional centro-sul fluminense, a cidade de Três Rios está localiza próxima a centros urbanos de médio porte, tais como Volta Redonda, Petrópolis e Teresópolis, além da capital do estado. O Curso se orienta para a construção de um profissional que consiga, portanto, lidar com questões de cunho nacional, internacional e regional.

Mapa 1 – Região Centro-Sul Fluminense

Fonte: CIDE (Centro de Informações e dados do Rio de Janeiro)

Princípios norteadores do Curso

A Economia é, por excelência, uma ciência humana, socialmente aplicada. Em sendo assim, o Curso de graduação em Ciências Econômicas tem como objetivo a formação sólida de um profissional com capacidade de ações práticas, reflexões teóricas e formulações programáticas, tanto no setor público quanto no setor privado. Este é o principio básico que norteia o curso de graduação em Ciências Econômicas do Departamento de Ciências Econômicas e Exatas (DCEEX). Para cumprir os objetivos propostos, o Curso se desenvolve sob os seguintes parâmetros:
a) o estímulo ao pensamento crítico, a ética e ao desenvolvimento de ações que vislumbrem a disseminação do conhecimento e a melhoria da sociedade como um todo;
b) a articulação entre as disciplinas, entre os diversos saberes e as demais atividades curriculares, que repudie a formação estanque e fragmentada e que privilegie as articulações entre as diferentes atividades acadêmicas;
c) a construção do conhecimento baseada no rigoroso trato teórico-prático, histórico e metodológico;
d) a construção e desenvolvimento de avaliações qualitativas consoantes com o perfil pretendido do formando.
Ademais, procura-se, ao desenvolver as potencialidades da academia, vincular o ensino, a pesquisa e a extensão a necessidade de interpretação da realidade concreta, bem como as associações entre o local, o regional, o nacional e o internacional. Paralelamente, não se deve perder de vista as associações existentes entre as questões econômicas com aquelas de outras ordens, como política, social e cultural, percebendo as ciências econômicas como inseridas na grande área das Ciências Humanas e Sociais.

Área de atuação do Economista

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Educação, inserem-se entre as atividades inerentes a profissão do economista:
a) assessoria, consultoria e pesquisa econômico-financeira;
b) estudo de mercado e de viabilidade econômico-financeira;
c) análise e elaboração de cenários econômicos, planejamento estratégico nas áreas social, econômica e financeira;
d) estudo e análise de mercado financeiro e de capitais e derivativos;
e) estudo de viabilidade e de mercado relacionado a economia da tecnologia, do conhecimento e da informação, da cultura e do turismo;
f) produção e análise de informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços;
g) planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação econômico-financeira de política tributária e finanças públicas;
h) assessoria, consultoria, formulação, análise e implementação de política econômica, fiscal, monetária, cambial e creditícia;
i) planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de planos, programas, projetos de natureza econômico-financeira;
j) avaliação patrimonial econômico-financeira de empresas e avaliação econômica de bens intangíveis;
k) perícia judicial e extrajudicial e assistência técnica, mediação e arbitragem, em matéria de natureza econômico-financeira, incluindo cálculos de liquidação;
l) análise financeira de investimentos;
m) estudo e análise para elaboração de orçamentos públicos e privados e avaliação de seus resultados;
n) estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social relacionados ao meio ambiente, a ecologia, ao desenvolvimento sustentável e aos recursos naturais;
o) auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira;
p) formulação, análise e implementação de estratégias empresariais e concorrenciais;
q) economia e finanças internacionais, relações econômicas internacionais, aduanas; e comércio exterior;
r) certificação de renda de pessoas físicas e jurídicas e consultoria em finanças pessoais;
s) regulação de serviços públicos e defesa da concorrência;
t) estudos e cálculos atuariais nos âmbitos previdenciário e de seguros.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Curso de Ciências Econômicas, materializada pela seqüência de disciplinas e de atividades previstas, enseja a construção de um conjunto de competências e habilidades segundo o perfil profissional desejado. Em consonância com as Diretrizes Curriculares (Resolução nº 4 de 13/07/2007), buscou-se configurar uma matriz curricular que englobe “conteúdos que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada dos diferentes fenômenos relacionados com a economia, utilizando tecnologias inovadoras”. Esta estrutura deverá dar destaque ao desenvolvimento integrado das atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo do Curso, realizadas tanto pelos alunos quanto pelo corpo docente.

A organização curricular do Curso, que representa a melhor forma do estudante concluir o curso na duração prevista, estabelece a seqüência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais. A seriação recomendada do conjunto de disciplinas está ordenada por meio de uma cadeia de pré-requisitos que podem envolver a exigência do conteúdo de disciplinas cursadas anteriormente. As disciplinas oferecidas na estrutura curricular estão divididas entre disciplinas obrigatórias optativas. Conjunto este que deverá ser cumprido pelos estudantes para a obtenção do diploma de Bacharel em Ciências Econômicas.

A estrutura político pedagógica do Curso, em processo de implementação, está em conformidade com as Diretrizes Curriculares que definem que, no mínimo de 50% da carga horária do curso, ou 1500 horas, contemple os conteúdos das disciplinas em:

a) Formação geral;
b) Teórico-quantitativa;
c) História;
d) Teórico-práticos.

A carga horária total do curso é de 3020 h/a, distribuídas da seguinte forma, conforme pode ser observado na tabela abaixo:
• Disciplinas Obrigatórias: 2130 h/a, correspondentes a 34 disciplinas de 60 h/a e três de 30 h/a;
• Disciplinas Optativas: 360 h/a, correspondentes a 6 disciplinas de 60 h/a;
• Atividades Acadêmicas (AAs): 330 h/a;
• Atividades Complementares (ACs): 200 h/a.

Forma de ingresso e regime de integralização

O ingresso no Curso ocorre por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. São oferecidas anualmente 40 vagas no período noturno e o DCEEX se prepara para a criação de um curso em tempo integral, também em Ciências Econômicas, para os próximos anos.

O regime escolar seguido no curso é o de créditos, adotado pela UFRRJ. Cada crédito corresponde a 15 horas semestrais de aula ou atividade acadêmica cumprida com regularidade ao longo de um semestre letivo inteiro. Desta forma, uma disciplina de quatro créditos representa para o aluno aprovado a integralização de 60 horas no curso. A garantia de adequação de uma seriação lógica e pertinente ao projeto pedagógico é assegurada através do mecanismo de pré-requisitos.

Para obter o diploma de Bacharel em Ciências Econômicas o aluno terá que cumprir uma carga horária total de 3.020 horas, divididas da seguinte forma: i) ser aprovado nas disciplinas obrigatórias do curso, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (totalizando 2.460 horas); ii) comprovar participação em 200 horas de atividades complementares; ii) ser aprovado nas disciplinas optativas, totalizando 420 horas. O Curso está projetado para uma integralização em nove semestres. A extensão máxima correspondente a cada turno de ingresso é de dezesseis. O prazo esperado para integralização do curso é de 9 semestres, podendo ser concluído no mínimo em 8 semestres, e, no máximo, 16 semestres.