COMPORTAMENTO DE CONSUMO ONLINE: UM LEVANTAMENTO APLICADO AOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DO CAMPUS TRÊS RIOS
Postado em 28 de março de 2025 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
RONIELE DOMINGOS RODRIGUES
ORIENTADOR
ANTONIO FRANCISCO RITTER FERREIRA
Atualmente o comércio eletrônico possui um significativo destaque, dado seu crescimento ao longo dos anos, principalmente, após o período pandêmico. Dessa forma, nota-se que esse mecanismo de compras via internet é utilizado por boa parte dos brasileiros, o que faz com que sua perspectiva de avanço tenha sido positiva por muitos períodos. Considerando esse cenário, o estudo do comportamento do consumidor online ganhou notoriedade, tomando a atenção de empresas e profissionais da área de marketing, visto que, o estudo desses consumidores se tornou essencial para se adquirir percepções que auxiliam na elaboração de estratégias de vendas. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar hábitos de consumo online entre estudantes ativos do curso de administração do Instituto de Três Rios, da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos foram: 1. Verificar se os hábitos de consumo apresentados são influenciados por tendências ou são vinculados a necessidades; 2. Investigar, produtos que são procurados com maior e menor frequência e analisar as relações de consumo nos produtos adquiridos; 3. Compreender se os demandantes são de fato beneficiados financeiramente na aquisição desses produtos; 4. Apresentar o grau de satisfação e insatisfação nas compras adquiridas por meio do e-Commerce. Para alcança-los foi elaborado um levantamento (survey) em que foram aplicadas uma série de perguntas a fim de extrair dados que auxiliassem no cumprimento dos objetivostraçados. Cabe frisar que essa pesquisa teve um cunho quantitativo, além da pesquisa também foram utilizados artigos de revistas online, livros e sites de notícias que auxiliaram na explanação do tema traçado. As considerações feitas nesse estudo indicaram que as compras virtuais feitas pelo público alvo estão equilibradas quanto a realização por influências externas e a efetuação por necessidades, assim como, verificou-se nos dados analisados padrões de consumo diferentes nos tipos de aquisições, sendo as roupas e acessórios os produtos frequentemente comprados e considerados de melhor custo-benefício, com aquisições regulares e preponderantemente mensais, em contrapartida, sapatos e comida foram identificados como sendo os itens menos procurados, recebendo menos votos quanto ao custo benefício. Constatou-se que a principal motivação para optar pelo e-Commerce é a economia financeira, sendo a economia apontada de 10% a 30%. Além disso, os descontos promocionais adquiridos variam entre 15% a 30%. Observou-se que a maioria dos discentes estão satisfeitos com as compras realizadas por meio do e-Commerce. Analisou-se também que a maior parte dos estudantes avalia onde fazer suas compras virtuais, acessando principalmente avaliações de outros clientes, ofertas promocionais, e a marca dos produtos. Por fim, o presente trabalho demonstra a importância de analisar e observar o comportamento de consumo virtual, a fim de que seja possível criar estratégias de vendas online, nesse mercado que tende a se tornar cada vez mais abrangente no Brasil.
MONOGRAFIA
TAMANHO
1.341,68kb
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DATA DE ENVIO
28/03/2025 12:16
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