CERTIFICADOS DE SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE BRANDING PARA E-COMMERCES BRASILEIROS

Postado em 28 de setembro de 2017   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Lucas Milheiro D`Erasmo
ORIENTADOR
Elizabeth Jorge Hatchuel
RESUMO
O mercado está cada vez mais competitivo ao tratar de e-commerce. Diversas empresas que possuem lojas físicas começaram a construir um novo canal de vendas e comercializar determinado produto ou serviço a partir de lojas virtuais, sem contar os empreendimentos que já nascem apenas com o intuito de atuar somente nesse segmento. O faturamento em ascensão e um consumidor que visivelmente não quer mais passar por todos os empecilhos de realizar compras fora do conforto da sua casa, ou por muitas vezes não tem tempo para se deslocar para uma determinada loja, formam um solo fértil para o crescimento do mercado virtual e para tornar a competição cada vez mais acirrada. Como a maioria dos participantes de um determinado segmento dentro do mercado virtual estão em boas plataformas, com investimento em segurança e com preços basicamente similares, demonstrar responsabilidade ambiental e transmitir mensagens de sustentabilidade se torna uma ferramenta interessante para valorização de marca, e com isso, fidelizar e conquistar novos clientes, já que afeta diretamente os consumidores que estão cada vez mais antenados a essa questão. Hoje é de conhecimento público que o consumidor prefere comprar em locais que demonstram sustentabilidade, ou que apoiem ideias similares as defendidas por ele próprio, e por muitas vezes estão dispostos a investir mais por um serviço ou produto que tenham essas características. É isso que buscam as certificações digitais de sustentabilidade, com a exposição de selos verdes e a neutralização da emissão de CO2 de cada site através do reflorestamento de áreas degradadas de Mata Atlântica. Essas iniciativas podem ajudar o varejista online a criar um diferencial competitivo. Através da percepção por parte do consumidor final de que aquela empresa que ele está acessando contribui para um meio ambiente mais equilibrado, e que se preocupa com ele não apenas como mero consumidor, e para mostrar também que ações de sustentabilidade além de ser responsáveis de forma socioambiental podem ser extremamente rentáveis.



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