Câmpus Três Rios destaca produção científica na RAIC 2025 e reconhece os melhores apresentados
Evento reuniu 20 pesquisas de cursos do ITR e promoveu troca de conhecimento entre diferentes áreas
O câmpus Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ) teve participação expressiva na XII Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2025), na quarta, 12 de novembro. Na ocasião, estudantes e professores se reuniram para apresentar pesquisas, debater resultados e fortalecer a cultura científica no Instituto Três Rios.
Neste ano, o tema geral do evento foi “Justiça Climática: por um mundo mais sustentável, justo e igualitário”, na promoção de reflexões sobre sustentabilidade, impactos socioambientais e desafios contemporâneos relacionados ao clima e ao desenvolvimento dos territórios.
Multidisciplinaridade marca a participação do câmpus
Os trabalhos apresentados se concentraram na área Multidisciplinar com 20 trabalhos apresentados. A maior parte das pesquisas foi desenvolvida por estudantes do curso de Gestão Ambiental, mas também houve contribuições de alunos dos cursos dos cursos de Direito e Administração.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luis Luque, “o ITR tem se consolidado como um polo fundamental de produção científica na nossa Universidade. A participação na RAIC 2025 demonstra a força do câmpus na formação de jovens pesquisadores e o compromisso do Instituto com uma ciência conectada ao território, às demandas ambientais e ao desenvolvimento sustentável”.
A professora do Departamento de Ciências do Meio Ambiente (ITR/UFRRJ) e uma das coordenadoras do evento no câmpus, Michaele Milward, uma das coordenadoras da área, destacou a relevância do evento para o desenvolvimento dos estudantes. “A RAIC é um evento muito importante para os nossos alunos, porque a gente consegue ver o que eles fizeram durante todo esse ano, qual foi o crescimento deles. Tivemos 20 trabalhos e esses 20 trabalhos foram muito ricos. Esse evento traz uma troca muito grande de conhecimentos, e é um evento muito valioso. Eu acho que é importante para os nossos alunos”, avalia a coordenadora local da RAIC.
Segundo a professora, além de apresentar resultados, o evento fortalece a confiança dos estudantes, amplia a visão crítica e estimula a continuidade da pesquisa dentro e fora da universidade.
Melhores trabalhos
PIBIC
Melhor Trabalho: (1325866) LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA DIVERSIDADE DE PASSIFLORACEAE NA RESERVA BIOLÓGICA DE ARARAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL
Discente: Alane Duran
Orientadora: Michaele Alvim Milward de Azevedo
Apresentação: Pôster
Menção Honrosa: (1325710) ANÁLISE PRELIMINAR DAS ESPÉCIES DE PASSIFLORA OCORRENTES NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO), RIO DE JANEIRO, BRASIL
Discente: Ester Borges Assunção
Orientadora: Michaele Alvim Milward de Azevedo
Apresentação: Pôster
Outras bolsas
Melhor Trabalho: (1325119) Oceano vivo conexões com a vida cotidiana: Percepções estudantis em escolas de Três Rios/RJ
Discente: Luanna Luciana De Souza
Orientador: Sady Júnior Martins da Costa de Menezes
Apresentação: Pôster
Menção Honrosa: (1308543) DESTINAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE RESGATADA EM RODOVIAS: ESTUDO DE CASO EM UM TRECHO DA BR-393 (RODOVIA Lúcio MEIRA)
Discente: Emilly de Lima Antunes
Orientador: Sady Júnior Martins da Costa de Menezes
Apresentação: Pôster
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.
Fotos: Michaele Milward, coordenadora RAIC ITR.







