TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COTONOU-BENIN

Postado em 21 de janeiro de 2019   -   Tempo de leitura: 0 min.   -   Ver mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios  
AUTOR
Félicité Armelle Awassi Cakpo
ORIENTADOR
FÁBIO CARDOSO DE FREITAS
RESUMO
O saneamento, sobretudo a gestão de resíduos sólidos constitui um dos maiores problemas que enfrentam os grandes centros urbanos. A falta de um sistema de gestão eficaz, a falta de interesse das autoridades em investir no setor, a falta de tecnologia são alguns dos fatores que explicam a atual situação do serviço de resíduos sólidos em Cotonou. Apesar de seu status de capital econômica, a cidade de Cotonou não recebe a devida atenção que precisa de seus gestores.
Localizada em República de Benin, no Litoral, Cotonou é dividida em 13 distritos. A população passou de 665.100 habitantes em 2002 para 2.401.067 habitantes em 2017. Este crescimento populacional acompanhado da urbanização desordenada acarretou no aumento de resíduos produzidos que é de 1973 toneladas diárias e uma geração anual de 720.145 toneladas por ano. Este trabalho teve por objetivo descrever como são realizados o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos em Cotonou – Benin e sugerir um modelo de gestão baseando-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Brasil.
Os resultados obtidos mostram que a cidade não dispõe de um serviço de gestão adequada de seus resíduos, além disso, não possui aterro sanitário para disposição final dos resíduos. Há toda uma realidade peculiar nos países africanos e em Benin não é diferente. Mesmo assim percebe- se que muito se pode fazer com criação de políticas públicas, educação ambiental e a inserção de uma educação de base para tratar do tema da gestão de resíduos sólidos em Benin.
Palavras-chave: Gestão ambiental - Aterro sanitário – Reciclagem - Rejeitos.



MONOGRAFIA



Mais Monografias dos discentes do Campus Três Rios