PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: CENÁRIO NACIONAL DE ADESÃO AO PROGRAMA NOS CURSOS SUPERIORES EM GESTÃO AMBIENTAL PARA O ANO DE 2018 E AVALIAÇÃO DE SUA EVOLUÇÃO PARA ALGUMAS REGIÕES DO PAÍS
Postado em 18 de julho de 2018 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
Caroline dos Santos Magalhães
ORIENTADOR
Julianne Alvim Milward de Azevedo
O presente trabalho teve por objetivo expor o cenário nacional quanto à existência de Programa de Acompanhamento de Egressos nos cursos superiores em Gestão Ambiental - graduação -, para o ano de 2018; e, desenvolver o exame de sua evolução para algumas regiões do país, visando compreender como as Instituições de Ensino Superior (IES) se portam frente às deliberações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no período de 2016 a 2018. A região nordeste em virtude da ausência de dados consolidados para o ano de 2016 não compôs o exame sob a perspectiva nacional. A pesquisa desenvolvida quanto os fins foi exploratório e descritivo; e, quanto aos meios de investigação foi documental, bibliográfica e um estudo de caso. Vale observar que essa pesquisa teve caráter quantitativo. Os dados das IES foram dados em dois momentos distintos: 1) a busca de instituições que ofertam o curso superior em Gestão Ambiental - graduação -, fornecidos pelo sítio eletrônico do E-Mec; 2) busca do Portal de Egresso nas paginas eletrônicas das IES que ofertam o curso superior em Gestão Ambiental; Foi constatado que para o ano de 2018 somente 35% das IES que oferecem cursos de graduação em Gestão Ambiental no país possuem um Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE). É um número reduzido tendo em vista as diretrizes do SINAES. Por outro lado, ao se observar o processo de evolução temporal ao longo de dois anos, retirando a região nordeste da análise, nota-se que houve uma expansão expressiva não somente da oferta de cursos por novas IES, com especial atenção, aos cursos tecnológicos e na modalidade de ensino à distância (EAD). Mas, quanto à estruturação do PAE, sob a perspectiva de portal de egressos disponíveis em sítios eletrônicos em suas IES. Conclui-se que o potencial do uso do PAE, para o desenvolvimento de melhorias contínuas no curso, com benefícios para os egressos e atuais alunos encontra-se, ainda, subestimado pelas IES.
MONOGRAFIA
TAMANHO
1.832,95kb
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DATA DE ENVIO
01/10/2018 14:43
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