O DISCURSO AMBIENTALISTA NAS RELAÇÕES DE PODER DA MÍDIA: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO CENTRO-SUL FLUMINENSE
Postado em 28 de setembro de 2017 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
VIVIANE AMÉLIA RIBEIRO CARDOSO
ORIENTADORES
THAIS ALVES GALLO ANDRADE
Rafael Nogueira Costa
Rafael Nogueira Costa
O trabalho desenvolvido tem por objetivo analisar o conteúdo ambiental a partir da contextualização dos momentos ambientalistas a partir da década de 1970 até os dias atuais e apresentar as especificidades do jornalismo ambiental por ser uma importante ferramenta da comunicação com o intuito de promover uma visão holística que envolve as questões políticas, biológicas e sociais, que além de preencher a sua função informativa também deve apresentar as causas e soluções para os problemas ambientais além de mobilizar a sociedade frente aos interesses que condicionam o agravamento destas problemáticas. O presente trabalho apresenta com estudo de caso o Entre-Rios Jornal, localizado no município de Três Rios que atende também os municípios da região Centro-Sul Fluminense. Procuramos identificar como as informações sobre as questões ambientais são feitas e divulgadas compreendendo o período de 1970 a 2015, a partir de uma construção histórica dos movimentos ambientalistas através do levantamento bibliográfico que compreende o estudo de Ana Carolina Aguerri Borges da Silva (2015), Pedro Jacobi (2003), Eduardo J. Viola e Paulo F. Vieira (1992). Os estudos da comunicação ambiental, jornalismo ambiental e ecologia do jornalismo, foram descrito a partir dos estudos feitos por Cristiano dos Santos Muniz (2009) Wilson da Costa Bueno (2007) e Reges Shwaab (2011), que possibilitaram caracterizar as três funções que o jornalismo ambiental deve exercer. Os estudos de John B. Thompson (1995) e Michel Foucault (1985) foram necessários para a compreensão das relações de poder existentes entre a mídia e a sociedade. A análise envolveu no total 500 reportagens de cunho ambiental destacadas entre o período da década de 1970 até o início do século XXI. As reportagens sobre meio ambiente coletadas no Entre-Rios Jornal apresentaram a função informativa relacionada à apuração de fatos em forma de denúncias, dados econômicos e industriais, chuvas intensas e transtornos relacionados à mesma. A função pedagógica encontra-se de uma maneira mais explícita quando expõe os problemas ambientais de forma a condicionar a notícia sobre um assunto específico a partir de um texto-base, replicando seu conhecimento sobre, por exemplo, a fauna e a flora, o desenvolvimento das cidades, ou sobre questões científicas. Muitas vezes esta intertextualidade expõe o pensamento econômico/político/social de cada década, porém necessitando uma abrangência holística e crítica sobre as questões ambientais. A repercussão das ações ambientais, principalmente nas datas comemorativas são mais voltadas às questões políticas e industriais da cidade com o intuito de promoção simbólica relacionado ao dia do meio ambiente, da água, do solo e a proteção ambiental. Com base nos dados apresentados foi possível compreender que as funções desempenhadas pelas notícias com cunho ambiental favorecem a imagem política e econômica da cidade e que a função pedagógica ainda apresenta em menor quantidade principalmente quando é necessário expressar diferentes opiniões, sendo que esta função necessita de mais atenção ao ser trabalhada nas redações dos jornais.
MONOGRAFIA
TAMANHO
1.757,20kb
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DATA DE ENVIO
01/10/2018 14:43
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