ANÁLISE DA ABORDAGEM DA NATUREZA NA LITERATURA INFANTIL
Postado em 9 de junho de 2021 -
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Monografias dos discentes do Campus Três Rios
AUTOR
Marcela Angela Mesquita de Oliveira Campos
ORIENTADOR
FÁBIO SOUTO DE ALMEIDA
O aumento da degradação ambiental e a redução da disponibilidade de recursos naturais, panorama observado em todo o mundo, requer a promoção da educação ambiental visando a proteção da natureza e, consequentemente, da adequada qualidade ambiental. A literatura é utilizada como ferramenta de educação ambiental e diversas histórias infantis apresentam componentes da natureza, com a forma de abordagem podendo influenciar na percepção da criança sobre o meio ambiente. Assim, o objetivo desse trabalho foi estudar a abordagem da natureza da literatura infantil, incluindo constatar a frequência com que diferentes componentes da natureza e problemas ambientais são abordados e analisar as formas de abordagem da natureza. Foram selecionadas as seguintes histórias clássicas: O Menino do Dedo Verde; A Bela e Fera; Chapeuzinho Vermelho; A Pequena Sereia; O Pequeno Príncipe; João e o Pé de Feijão; Os Três Porquinhos; O Lorax; Beleza Negra: Memórias de um Cavalo. Também foram analisadas 98 histórias em quadrinhos da Turma do Chico Bento. Foram observados, dentre outras questões, os componentes ambientais e problemas ambientais abordados na narrativa das histórias, a indicação de soluções para problemas ambientais e a forma de apresentação dos bens naturais. Pode-se constatar que diversos componentes da natureza são citados nas obras analisadas e a natureza é apresentada de forma positiva na maioria das histórias, embora também ocorra a apresentação de componentes na natureza como sendo perigosos. As histórias clássicas apresentaram poucos problemas ambientais e possíveis soluções aplicáveis na realidade, com componentes da natureza abordados de uma maneira geral de forma lúdica e romântica. Cabe ressaltar que, dentre as obras analisadas, a conscientização para problemas ambientais é mais frequente nas mais recentes. As histórias em quadrinhos analisadas apresentaram componentes da natureza abordados muitas vezes de forma didática e destacando problemas ambientais. As plantas aparecem em todas as histórias em quadrinhos analisadas como parte da paisagem rural ou dos ecossistemas naturais (principalmente florestas), contudo são tratadas de forma relevante nas histórias em menor frequência que os animais. As árvores são os principais vegetais abordados nas histórias com viés ecológico ou conservacionista. A fonte de degradação ambiental mais frequente nas histórias analisadas foi a caça e/ou pesca. O desmatamento também foi frequente, assim como a poluição atmosférica e dos recursos hídricos. Por vezes, histórias incluíram questões sociais associadas à problemática ambiental, como empreendimentos ameaçando o modo de vida de populações tradicionais e o modo de vida urbano gerando problemas sociais. Sugere-se que a abordagem de problemas sociais, econômicos e de saúde humana derivados da degradação ambiental e/ou do uso dos recursos naturais deve ser realizada de forma mais frequente e robusta nas histórias infantis. As histórias também podem atentar mais frequentemente para problemas derivados dos resíduos sólidos e da poluição sonora, luminosa e visual. É interessante ainda abordar soluções para os problemas ambientais e associar a degradação ambiental à redução da capacidade de geração de bens e serviços, tendo consequências negativas para a economia e para a qualidade de vida da população.
MONOGRAFIA
TAMANHO
1.001,66kb
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DATA DE ENVIO
09/06/2021 12:12
09/06/2021 12:12