TAE divulga em audiovisual resultado de dissertação
A servidora técnico-administrativa em educação (TAE) do Instituto Três Rios da UFRRJ (ITR/UFRRJ), Jaquelane Jorge Abrahão de Almeida, disponibilizou em audiovisual o resultado da pesquisa “Clima organizacional e a qualidade da vida acadêmica do estudante de ensino superior”. O trabalho acadêmico foi desenvolvido entre os anos de 2014 e 2016, no ITR/UFRRJ, quando a TAE cursou o Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da UFRRJ, sob orientação do Prof. Dr. Favio Akiyoshi.
A realização do Mestrado, cuja defesa de dissertação ocorreu em janeiro deste ano, aconteceu quando Jaquelane sentiu necessidade de buscar novos desafios profissionais. “Eu estava procurando uma atividade nova, me sentindo na famosa zona de conforto. Estava sem atuar diretamente na Administração, área na qual fiz uma de minhas graduações, há muito tempo. Não é uma área que me atraiu assim que me formei, tendo despertado minha atenção mais recentemente, agora que tenho tido novas ideias para o meu futuro profissional”, conta a servidora.
Ainda segundo Jaquelane Abrahão, o tema da pesquisa, criatividade e inovação, surgiu em sala de aula, após ingressar no Mestrado Profissional. “Pude contar com um excelente orientador, o professor Favio Akiyoshi. O projeto inicial sofreu inúmeras modificações. A participação neste mestrado me abriu novas percepções para a vida profissional”, revela.
Atualmente a servidora pesquisa motivação entre técnico-administrativos do Instituto Três Rios da UFRRJ. “Estou colaborando também na realização do regimento interno da Direção de Campus do ITR. Posteriormente, pretendo investigar a gestão da inovação nas instituições federais de ensino superior (IFES) no contexto interno, administrativo. Também almejo estudar empreendimentos, microempresas, da Região Serrana Fluminense”.
A ideia de divulgar o resultado da dissertação em audiovisual surgiu da inspiração da própria pesquisa. “O estudo tem me estimulado a descobrir formas diferenciadas de realizar as atividades, arriscar mais. Pensando também na importância do tempo que todos nós dispomos e nas facilidades que a tecnologia nos oferece. Divulgar os resultados desta pesquisa em vídeo contribui para que a comunidade acadêmica do ITR conheça esses dados na comodidade da sua casa, no seu próprio celular”.
Para ler a dissertação na íntegra, clique aqui.