Sistemas, desenvolvidos no ITR, facilitam rotina administrativa da UFRRJ
Três sistemas de processamento de dados, idealizados pelo Setor de Informática do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ), facilitam a rotina administrativa de técnicos e docentes da instituição. Os softwares – sistema de emissão de memorandos, sistema de departamento de pessoal e sistema de processamento de concursos – serão disponibilizados para toda a comunidade acadêmica em agosto. Apenas o sistema de processamento de concursos será utilizado com exclusividade pela Comissão de Concursos da UFRRJ. Atualmente, os sistemas estão na fase final de testes.
De acordo com o analista de tecnologia da informação do ITR/UFRRJ e desenvolvedor dos sistemas, André Abdalla, o software de emissão de memorandos surgiu da necessidade de padronização das correspondências internas emitidas no Instituto Três Rios. “Agora haverá padronização da logo, cabeçalho e numeração. Professores e técnicos vão acessar o sistema e criar um novo documento padronizado. O mesmo software também vai armazenar o conteúdo produzido. Vale ressaltar, porém, que cada integrante da comunidade acadêmica do ITR só terá acesso ao conteúdo que criou, ou seja, será também mantido o sigilo das correspondências. Todos os documentos ficarão armazenados em nossos servidores, e serão acessíveis através de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Também ajudará a reduzir o acúmulo de documentos institucionais nos equipamentos de cada funcionário, evitando a perda de informações em caso de panes, pois todos estarão em nossos servidores seguros”.
Outro aspecto interessante é que a consulta ao acervo de memorandos será facilitada, já que todos os documentos serão indexados no sistema e poderão ser localizados com alguns cliques, seja com a digitação da data de redação ou do nome dos interessados na correspondência, por exemplo. Já o sistema de departamento de pessoal tem as seguintes funções: gerenciar dados funcionais e pessoais de técnicos e professores; controlar a entrega de comprovantes de planos de saúde; monitorar a emissão de frequências de cada departamento e controlar afastamentos, como férias, licenças, participações em eventos acadêmicos.
André Abdalla enfatiza que dos três sistemas criados no ITR um já está em uso na sede da UFRRJ, em Seropédica, o de processamento de concursos. “Este sistema é utilizado pelo Setor de Concursos de Seropédica. Porém, foi desenvolvido integralmente no Instituto Três Rios. Tem a função de processar todos os concursos promovidos pela sede, desde concursos para contratação de técnicos administrativos até concursos de transferência e reingresso de estudantes”.
O analista de tecnologia da informação do ITR/UFRRJ explica que o acesso aos sistemas de memorandos e do departamento de pessoal deve ser feito via site do ITR, cujo endereço é www.itr.ufrrj.br. Em caso de dúvidas sobre o manuseio dos softwares, basta contatar o Setor de Informática do ITR.
André Abdalla ressalta que todo o setor participa das discussões sobre as funcionalidades dos sistemas. “A ideia surgiu quando eu fui transferido do Setor de Desenvolvimento de Sistemas da COINFO, em Seropédica, para o Instituto Três Rios. A partir dai surgiu a possibilidade de criarmos sistemas para facilitar o trabalho dos funcionários do instituto”.
Atualmente o Setor de Informática do ITR conta com três técnicos em educação, sendo um analista de tecnologia da informação, André Abdalla, um técnico em tecnologia da informação, Diego Oliveira, e um assistente em tecnologia da informação, Elton Andrade, além de três estagiários, todos do curso de Informática do CEDERJ. “As principais atribuições do setor são: gerenciar ativos de rede, tanto cabeadas quanto wireless, gerenciar servidores, provendo segurança para as informações trocadas no ITR, realizar a manutenção de computadores, adquirir materiais de informática, gerenciar suprimentos de impressoras, manter os dois laboratórios de informática, para uso dos alunos e professores, e e agora também desenvolver de sistemas administrativos”, aponta André Abdalla.
Outras informações: andre@ufrrj.br.
Aline Avellar, jornalista do ITR/UFRRJ