Seminário Diálogos Processuais reúne pesquisadores e alunos de Direito
O III Seminário Diálogos Processuais do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ) reuniu cerca de 180 pesquisadores e estudantes de Direito, nos dias 27 e 28 de maio. O evento integra as atividades do Grupo de Pesquisa em Direito Processual Civil do ITR/UFRRJ, criado há três anos e coordenado pelo professor do Curso de Direito, Dr. Antônio Pereira Gaio Júnior. ”Diante da necessidade de estabelecermos diálogos e reflexões críticas acerca do Direito como um todo e mais especificamente, da Ciência do Direito Processual Civil, conjunto de disciplinas pelas quais sou responsável no Curso de Direito do ITR/UFRRJ, construí o Projeto de Pesquisa com uma grande área denominada ‘Direito, Processo e Sociedade’ , com uma linha de Pesquisa voltada ao ‘Processo e Desenvolvimento’ e, portanto, o registro do Grupo de Pesquisa em Direito Processual Civil na plataforma do CNPQ, tudo por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRRJ”, explica.
O professor ressalta que o Grupo de Pesquisa é formado atualmente por nove integrantes, dentre alunos atuais, egressos e professores, cumprindo o objetivo acadêmico e institucional de contato entre pesquisadores mais experientes e aqueles que estão sendo provocados à reflexão crítica inicial. “Temos intensa atividade há três anos: encontros mensais e elaboração de artigos, seminários e discussões em torno da ideia do denominado ‘Processo Justo’, teoria processual de elevada relevância na seara processual”.
O III Seminário Diálogos Processuais contou também com a participação de pesquisadores externos à UFRRJ. “Como o próprio nome propõe, o evento parte da ideia de estabelecer comunicação entre pesquisadores de outras instituições, para inclusive, possibilitar aos alunos do Curso de Direito e da região, outros olhares e reflexões sobre institutos, problemas e perspectivas da Ciência Processual hodierna. Como nas versões anteriores, essa corresponde ao seu terceiro ano e foram convidados dois pesquisadores externos: Prof. Doutor André Roque (UFRJ) e Prof. Mestre Márcio Gil Tostes dos Santos (PUc/MG e Estácio de Sá), cada um responsável por temática de relevância prática e dogmática para os estudantes presentes.
Tivemos também professores do ITR/UFRRJ palestrando durante o evento: eu e a Profa. Júlia Marmo. E isso, igualmente, se faz como ponto da maior relevância, pois igualmente para os alunos, os professores também têm a oportunidade de dialogar com seus pares de outras instituições de ensino, a fim de estabelecer pontos de referência nas pesquisas em andamento pelos docentes externos e as suas instituições no campo do Direito Processual”.