Projeto de extensão do ITR fortalece parceria com Emater-Rio e agricultores familiares
Evento conjunto busca impulsionar o desenvolvimento local e apoiar agricultores familiares na região
Por Lair Neto (*)
No último dia 28 de novembro, o Projeto de Extensão Direitos Humanos e Agricultura Familiar (DHAF) marcou presença em mais um evento de grande relevância. A iniciativa reuniu a comunidade de agricultores familiares de Três Rios e regiões vizinhas, a Emater-Rio e membros da comunidade acadêmica da UFRRJ-ITR, incluindo o coordenador do projeto, professor Rulian Emmerick, e o discente bolsista do projeto, Lair Neto. A participação do DHAF neste encontro promoveu uma colaboração única e impactante entre diferentes setores, fortalecendo laços e impulsionando iniciativas em prol da garantia de direitos dos agricultores familiares e, consequentemente, para o desenvolvimento local.
Logo no início do dia, fomos recebidos com um excelente café da manhã, o que proporcionou a todos um importante momento de descontração, para que pudessem se conhecer. Em seguida, ao longo desse dia enriquecedor, desfrutamos de uma diversidade de aprendizados em várias áreas da agropecuária. Participamos de workshops que abordaram temáticas essenciais, como melhoramento genético para gado, esclarecimentos sobre o crédito rural para pequenos agricultores e instruções sobre o desenvolvimento de silagem para aplicação prática no campo. Experienciamos um momento extremamente proveitoso, dedicado à disseminação de conhecimento para pessoas de diferentes áreas, com o objetivo de fornecer informações jurídicas e fortalecer redes de apoio aos agricultores familiares para fortalecer a atividade rural na região.
Ademais, para o Projeto de Extensão DHAF, esse momento foi verdadeiramente especial, considerando que se desenrolou no sítio do Sr. Fernando e da Sr.ª Zilma, agricultores familiares que contam com o apoio jurídico do projeto para a regularização fundiária de sua propriedade através de ação de usucapião, em trâmite na Justiça Federal de Três Rios, sendo, reconhecidamente, o primeiro caso atendido no projeto.
Por fim, todos os participantes saíram de lá fortalecidos, tendo absorvido informações vitais para o trabalho no campo, ao mesmo tempo em que estabeleceu novas e valiosas conexões. Essa oportunidade de estreitar laços e construir redes com novas pessoas, abre caminho para futuras parcerias que visam fortalecer ainda mais o apoio aos agricultores familiares do município de Três Rios e adjacências.
(* ) Discente bolsista do Projeto de Extensão DHAF