Projeto CLINIDHAF e Prefeitura de Piraí firmam parceria para atendimento jurídico a agricultores familiares
Projeto CLINIDHAF iniciará atividades no município em outubro, promovendo direitos humanos e cidadania na agricultura familiar.
Após meses de tratativas, representantes da Clínica de Direitos Humanos e da Cidadania na Agricultura Familiar (CLINIDHAF) — projeto de extensão do Núcleo de Prática Jurídica Jéssica Philipp Giusti do Instituto Três Rios (UFRRJ) — reuniram-se, no dia 3 de setembro de 2025, com a Secretaria de Agricultura de Piraí e a EMATER-RJ para definir o início dos atendimentos aos agricultores familiares do município.
O projeto tem como objetivo central a promoção dos direitos humanos e da cidadania na agricultura familiar. A parceria busca garantir acesso à justiça, informação e formação sobre direitos, por meio de atendimentos jurídicos, ajuizamento de ações judiciais e administrativas, além de atividades educativas como palestras, oficinas e rodas de conversa.
Durante o encontro, ficou estabelecida a data de 7 de outubro de 2025, às 9h, para o primeiro atendimento da equipe do CLINIDHAF em Piraí, que acontecerá na Secretaria Municipal de Agricultura. O momento marcará o início efetivo da cooperação técnica entre a universidade e a municipalidade.
A reunião representa um passo importante na expansão do CLINIDHAF para mais um município do Estado do Rio de Janeiro, ampliando o alcance do atendimento humanizado e fortalecendo os direitos humanos e a cidadania no campo.

