NOTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Postado em 20 de fevereiro de 2015   -   Tempo de leitura: 3 min.   -   Ver mais Notícias  

Com o objetivo de informar o conjunto da comunidade universitária a respeito dos problemas técnicos que têm impedido o funcionamento da rede de internet da UFRRJ, a Administração Central vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. No dia 07/02/2015 (sábado), a equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) identificou a ocorrência de problemas técnicos que danificaram os equipamentos que garantem o funcionamento do data center principal da UFRRJ;
  2. No dia 09/02/2015 (segunda-feira), primeiro dia útil após o incidente, foi realizado um diagnóstico pelo engenheiro da empresa fornecedora dos equipamentos. A partir daí, a Administração Central da UFRRJ constituiu processo para contratação emergencial de uma empresa para reparar os aparelhos danificados;
  3. No final da noite do dia 13/02/2015 (sexta-feira), os serviços de reparos foram concluídos, foram restabelecidos os serviços essenciais da rede para acesso durante todo o período de recesso de Carnaval, e agendada para o dia 19/02/2015, às 14h, a etapa de sincronização dos nobreaks;
  4. Surpreendentemente, na manhã do dia 19/02/2015 (quinta-feira), novas oscilações da rede elétrica voltaram a afetar os equipamentos citados. Com o corpo técnico em elétrica da UFRRJ, que estava acionado para acompanhar a operação agendada, iniciou-se o processo de diagnóstico dessa nova interrupção. Paralelamente com a chegada dos técnicos, os equipamentos foram revisados até o início da noite. O laudo técnico da empresa está sendo aguardado para o dia 20/02/2015;
  5. Na manhã do dia 20/02/2015 (hoje) foram tomadas as seguintes providências:
    • hospedar, em caráter emergencial, a página da UFRRJ (www.ufrrj.br) no servidor do Câmpus Três Rios, para divulgação de informes oficiais;
    • acionamento da equipe técnica da Light, para efetuar um diagnóstico das oscilações no fornecimento de energia elétrica à UFRRJ;
    • nesse momento, a equipe da Light trabalha em conjunto com a área técnica de elétrica da UFRRJ nas possíveis causas dos problemas;
    • constituição de um novo processo emergencial para aluguel e instalação de um conjunto de nobreaks, compatíveis com as necessidades do centro de dados da UFRRJ, assim como todos os serviços para sua instalação e pleno funcionamento, tendo em vista a necessidade de exames mais aprofundados dos equipamentos avariados que deverão ser realizados nos laboratórios da empresa.
  6. Assim que for restabelecida a rede de internet, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis divulgará, em sua página, um novo calendário, com a prorrogação dos prazos para a inscrição e renovação dos auxílios de incentivo à permanência e de vagas na moradia estudantil;
  7. A Pró-reitoria de Graduação confirma a publicação dos convocados da lista de espera do Sisu 2015, para manifestação virtual de interesse, nos dias 23 e 24 de fevereiro, como inicialmente previsto e divulgado;
  8. O calendário de matrícula em disciplinas 2015-1 será ajustado tão logo a rede de internet da UFRRJ seja plenamente restabelecida. Não haverá prejuízos para os alunos;
  9. Não há indicativo para adiamento do início do período letivo 2015-1, previsto para o dia 02 de março de 2015.

Seropédica, 20 de fevereiro de 2015.

Administração Central da UFRRJ



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