Lançamento de Coletivo de Mulheres do ITR/UFRRJ reúne comunidade acadêmica

Postado em 16 de setembro de 2016   -   Tempo de leitura: 2 min.   -   Ver mais Notícias  

Jéssica Philipp Giusti

O “Coletivo de Mulheres Jéssica Philipp Giusti do Instituto Três Rios da UFRRJ” (ITR/UFRRJ) foi lançado oficialmente esta semana (15/09). O grupo, composto majoritariamente  por alunas dos quatro cursos de graduação do instituto, visa ao combate ao machismo e à misoginia. No evento, as estudantes Caroline Medeiros, Caroline Menezes, Eliane Alves, Leandra Oliveira e Mariana Souza  falaram sobre a importância da  emancipação feminina e  luta pelo fim das desigualdades entre homens e mulheres.

O nome do Coletivo é uma homenagem à estudante do ITR/UFRRJ Jéssica Philipp Giusti, morta com golpes na cabeça, em outubro de 2010, em Três Rios (RJ). Os culpados pelo crime não foram identificados pela polícia e até hoje permanecem impunes.

Uma carta da mãe de Jéssica foi lida para o público, e as integrantes do Coletivo também escreveram sobre a estudante vítima da violência.

Confira o vídeos na íntegra: Carta da mãe de Jéssica Giusti e Homenagem do Coletivo de Mulheres do ITR/UFRRJ à estudante Jéssica Giusti.

Histórico do Movimento Feminista 

A apresentação do “Coletivo de Mulheres Jéssica Philipp Giusti” contou também com histórico do movimento feminista no mundo, ressaltando embates importantes, como a luta pelo direito ao voto e ao trabalho, e diferentes pensadoras da temática feminista, como Simone de Beauvoir e Chimamanda Ngozi Adichie. “O feminismo é um movimento que pretende a igualdade social, política e econômica entre homens e mulheres. Ainda hoje no Brasil e no mundo persistem inúmeras desigualdades,  como diferença salarial entre homens e mulheres; poucas mulheres na política; a publicidade muitas vezes parece mais vender as modelos do que os produtos; homens referem-se às mulheres de forma negativa em rodas de conversa; o termo afeminado é usado de forma pejorativa. A intenção do coletivo, aberto à participação de estudantes, docentes e funcionárias do ITR, é o enfrentamento desses problemas”, destacou Caroline Menezes.

Após o lançamento, o público assistiu à palestra ministrada pela advogada Caroline Bispo, coordenadora-geral do Grupo de Trabalho e Pesquisa Elas existem – Mulheres Encarceradas, que teve como tema “A Invisibilidade das Mulheres Encarceradas no Rio de Janeiro”.

Confira as fotos do lançamento do “Coletivo de Mulheres Jéssica Philipp Giusti”

 



Mais Notícias




3 de outubro de 2025   -   1 min.

Escola de Pais promove 3º encontro com foco em Saúde Ambiental e Saúde Mental

Se gostou deste conteúdo, por favor compartilhe: Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Senhores pais, com carinho e alegria convidamos os familiares para o 3º Encontro da ESCOLA DE PAIS, seguindo nossa […]
30 de setembro de 2025   -   1 min.

Campanha de Doação de Alimentos é prorrogada até 24 de outubro

Se gostou deste conteúdo, por favor compartilhe: Facebook Twitter LinkedIn Pinterest A solidariedade ganhou um novo prazo para continuar fazendo a diferença. O Programa de Acompanhamento de Egressos do Curso […]
24 de setembro de 2025   -   1 min.

Projeto CLINIDHAF e Prefeitura de Piraí firmam parceria para atendimento jurídico a agricultores familiares

Se gostou deste conteúdo, por favor compartilhe: Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Projeto CLINIDHAF iniciará atividades no município em outubro, promovendo direitos humanos e cidadania na agricultura familiar. Após meses de […]
24 de setembro de 2025   -   1 min.

Professor Lucas Pinha (DCEEx) participa como consultor em documento de trabalho inédito lançado pelo CADE/STF

Se gostou deste conteúdo, por favor compartilhe: Facebook Twitter LinkedIn Pinterest O professor Lucas Campio Pinha atuou como consultor no desenvolvimento do documento de trabalho “Análise Econômica de Decisões Judiciais […]