Estudantes da UFRRJ participam de Encontro Nacional de Direito
Estudantes dos Institutos Três Rios (ITR) e Multidisciplinar (IM) participaram do Encontro Nacional de Estudantes de Direito (ENED), entre os dias 20 e 26 de julho, em Brasília. De acordo com o graduando em Direito do ITR e secretário do Centro Acadêmico (CADTR-UFRRJ), Nicolas Rosalem, o ENED é o segundo maior encontro nacional de estudantes do Brasil, ficando atrás apenas do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). “É muito importante a participação dos alunos da UFRRJ no ENED, pois nos desponta a formação de novos juristas, formando novas opiniões, debates e visões sobre o mundo. Ou seja, para que a gente saiba como lidar com a realidade da ciência jurídica, que é muito dinâmica, mostrando que teremos que conviver sempre com a diversidade e novos desafios em nosso cotidiano”.
Nicolas Rosalem acrescenta que este ano um dos principais aprendizados foi a descoberta da relevância do tema megaeventos e Estado de exceção para a formação jurídica dos estudantes. “Trouxeram para o debate, os impactos de grandes empreendimentos nacionais sobre a democracia e os direitos fundamentais, mostrando que teremos que lidar com uma realidade em transição e de extrema complexidade. O papel do Direito, nesta seara, não é só fazer a tradução das lutas e demandas populares para a realidade institucional, mas garantir que a democracia esteja sempre aberta para novas transformações e para avanços sociais”, avalia.
O diretor do Instituto Três Rios e integrante do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais do ITR, Prof. José Angelo Ribeiro Moreira, apoiou a participação dos estudantes da UFRRJ no ENED 2014 e esteve na Universidade de Brasília, instituição que sediou o evento. “Estive na universidade para verificar se as instalações e acomodações estavam satisfazendo o bem-estar de nossos estudantes. Vale ressaltar, ainda, que a interação entre os campus de Nova Iguaçu e Três Rios é fundamental para o fortalecimento da instituição como um todo.”
A avaliação é compartilhada pelo estudante Nicolas Rosalem. Ele explica que o Encontro Nacional de Estudantes de Direito é realizado anualmente, a cada ano em uma região diferente do país. “Este ano tivemos o apoio da universidade no transporte até Brasília, o que foi bastante importante. O ENED é a grande vitrine do movimento estudantil de Direito, no qual a Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED) promove espaços de discussão, integração e mobilização. Visa aproximar a FENED do conjunto de estudantes e integrar as diversas escolas do país em torno do que existe em comum entre elas.”
Aline Avellar, jornalista do ITR/UFRRJ
- Alunos do ITR e do IM
- Palestra I
- Palestra II
- Palestra III