Direção do ITR e Proaes se reúnem com representantes estudantis
Temas como restaurante universitário e bolsas estiveram na pauta da reunião entre estudantes e representantes da UFRRJ. O encontro foi realizado no Instituto Três Rios (ITR), em 8 de novembro, com presença da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda; da vice-coordenadora da Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão (CPID), Diana Ramos; do diretor e vice-diretor acadêmico do ITR, Paulo Saraiva e Rulian Emmerick, respectivamente; do diretor de Câmpus do ITR, Lucas Mendes; e da coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Anna Luiza; além de membros da comunidade acadêmica de Três Rios, do DCE e de diretórios acadêmicos.
De acordo com Juliana Arruda, o DCE apresentou suas demandas, que foram respondidas pelos representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e da Direção do ITR. Os seguintes temas foram debatidos:
1) Construção de Restaurante Universitário (RU);
2) Aumento e garantia de bolsas;
3) Espaço que está sendo preparado junto ao Coletivo de Pais e Mães (Copama-ITR);
4) Esclarecimentos sobre o atendimento de saúde mental aos estudantes informados no site.
“Conforme discutido na reunião, neste momento a demanda prioritária dos estudantes é o ponto 1”, explicou a pró-reitora. “Para melhor encaminhar este debate, esta pauta será levada ao Consuni [Conselho de Unidade] do ITR, que ocorre nesta quarta-feira (22/11). Por outra parte, os membros da comunidade acadêmica serão convidados a participar da elaboração de um estudo de viabilidade financeira para a construção do restaurante universitário. Com relação ao ponto 2, também será proposta a elaboração de um estudo sobre o custo de vida dos estudantes de Três Rios, considerando valores como moradia, alimentação, transporte e outros serviços (telefone, internet, água, luz etc.)”.
Ainda segundo informações da Proaes, algumas estratégias foram sugeridas – como a visitação dos estudantes do ITR ao câmpus de Seropédica. Além disso, outros encaminhamentos foram estabelecidos na reunião, como a disponibilização à Direção Acadêmica do ITR das informações dos dois formulários elaborados pelos estudantes aos diretores acadêmicos (um sobre demandas do ITR e outro sobre o RU); e divulgação de um cronograma de reuniões entre estudantes e a diretoria acadêmica para propiciar a discussão de estratégias para solução de problemas e demandas.
“A visita ao ITR foi muito proveitosa e certamente será um marco na construção coletiva de políticas de permanência no câmpus de Três Rios”, avaliou a pró-reitora de Assuntos Estudantis.
Com informações e foto da Proaes/UFRRJ