Calouros do ITR/UFRRJ são recepcionados pela reitora
Os calouros do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ) foram recebidos nesta terça-feira (17/03) pela reitora da UFRRJ, Profa. Ana Dantas, pelos pró-reitores de Graduação, Profa. Lígia Machado, e Assuntos Estudantis, Prof. Cesar Da Ros, pelo diretor do ITR, Prof. José Angelo Ribeiro, pelo diretor de Campus, Paulo Chaves, e pela coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Andréia Duavy.
Neste semestre, 144 novos estudantes ingressaram no ITR/UFRRJ, sendo 59 na graduação em Administração, 44 no curso de Ciências Econômicas, 42 em Direito e 36 em Gestão Ambiental. Na aula inaugural, os calouros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da UFRRJ e saber sobre o funcionamento da instituição: projetos de pesquisa e extensão, investimentos na qualidade do ensino, possibilidades de bolsas, etc. “Estamos à disposição de todos, e desejamos um ótimo semestre. Boas-vindas aos novos estudantes!”, disse o Diretor do ITR/UFRRJ, Prof. José Angelo. Já a reitora da UFRRJ, Profa. Ana Dantas, enfatizou a importância de uma educação libertadora, conforme os princípios do educador e filósofo Paulo Freire. “Quero destacar aqui as contribuições desse brasileiro para a educação. A UFRRJ tem como tradição a luta pela democratização do país, da educação, do ensino público de qualidade”, ressaltou, fazendo menção às manifestações ocorridas em todo o país, no dia 15 de março.
Os calouros do ITR/UFRRJ
Mariana Vieira, 18 anos, natural de Nova Iguaçu, estava na plateia. “Vou cursar Administração no ITR. Meu sonho sempre foi estudar numa universidade federal”, disse. Esse também era o desejo da paulistana Laís Oliveira, 20 anos. “Sou caloura de Ciências Econômicas aqui no ITR. Estou muito feliz. No ano passado tive que parar de estudar, porque não consegui pagar as mensalidades de uma faculdade particular em São Paulo. É uma realização estar aqui. Hoje é o meu primeiro dia na cidade de Três Rios, na universidade federal. E já consegui lugar para morar. Além de tudo, as pessoas foram receptivas, me ajudaram”.
Já Ângelo Batista, 30 anos, e Nilton Diniz, 28, ambos alunos do primeiro período do curso de Administração do ITR/UFRRJ, estavam radiantes por terem, na cidade na qual residem, a oportunidade de estudar numa universidade pública e de qualidade. “Moro há quinze anos em Três Rios. Fiz minha primeira faculdade, Sistemas de Informação, em Nova Iguaçu. Era um sacrifício e tanto estudar fora de casa. É muito bom poder complementar a minha formação, investir ainda mais na minha carreira, estudando na minha cidade e numa universidade pública”, afirmou Nilton. A avaliação é compartilhada por Ângelo. “É uma oportunidade ótima e que acontece em um momento de expansão do município de Três Rios, trazendo boas perspectivas profissionais”, completou.