História da Biblioteca
Tal qual a história do próprio Instituto a história da Biblioteca Três Rios tem suas raízes na própria formação do Campus. Tendo seu funcionamento inicial numa sala de aproximadamente 12 m2, localizada na parte térrea das dependências do Colégio Ruy Barbosa, a biblioteca possuía até meados do ano de 2009 a rotina de suas atividades desenvolvidas por profissionais administrativos, que embora empreendessem seus esforços não possuíam conhecimento ou formação biblioteconômica. Tais profissionais, é que administravam e realizavam as atividades de biblioteca e dessa forma atendiam aos cursos então ministrados de Ciências Econômicas e Administração.
A Biblioteca de Três Rios é classificada junto ao Ministério da Educação através do Censo da Educação Superior (CENSUP) como uma Biblioteca Setorial, pois está vinculada através de estrutura organizacional desta Universidade à Biblioteca Central.
Tem como objetivo dar suporte ás atividades de pesquisa e extensão universitária e é como missão da Biblioteca promover o acesso à Informação e ao Conhecimento registrado, estando ele em seus mais diferentes materiais e suportes. Alia-se aos seus propósitos permitir e auxiliar seus usuários na busca pelo aprendizado incentivando a pesquisa e a expansão do Conhecimento.
Integrada ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Biblioteca de Três Rios é a mais nova unidade administrativa de biblioteca, localizada fora da Sede da Instituição. Integram, ainda, o referido Sistema as seguintes unidades: Biblioteca Central (Seropédica); Biblioteca do Instituto Multidisciplinar (Nova Iguaçu) e Biblioteca do CPDA (Centro/RJ).