A cultura negra nas escolas de samba de Três Rios é foco de projeto do ITR
“História que o livro não contou; racismo estrutural insiste em mascarar”. Este poderoso verso faz parte do samba-enredo da escola de samba Bambas do Ritmo de 2023, do bairro Cantagalo. A escola, fundada em 1964, levou para a avenida Condessa do Rio de Novo a história de resistência negra no enredo Mokambo. Denunciando o apagamento negro da história oficial, a escola louvou a luta pela vida e liberdade negras do passado atualizado no seu poder de criação no dia a dia da escola, do bairro, do barracão, até a avenida.
A análise deste processo integra o projeto de pesquisa e extensão “Construção e transmissão da memória negra no Centro-Sul fluminense”, coordenado pela professora Camila Daniel. O projeto conta ainda com a participação da servidora Aline Monique Silva; dos estudantes Jomara de Souza Gonçalves Duarte, Fabrício Gustavo Silva Santos, Sarah Oliveira de Medeiros; da jornalista independente Aline Silva Carius; e do pesquisador Douglas São Pedro.
O projeto tem como objetivo fortalecer a circulação de conhecimentos negros no Centro-Sul fluminense. Na história do Brasil, os espaços de cultura negra concentram conhecimentos ancestrais que reforçam a potência das pessoas negras como sujeitos. Esta potência é muitas vezes ignorada pelas estruturas de poder, como a escola e a universidade. Este projeto almeja consolidar o diálogo entre organizações negras no Centro-Sul fluminense e o Instituto Três Rios, contribuindo para uma educação antirracista e descolonizada. O projeto incluirá a realização de oficinas, rodas de conversa e de pesquisa nos três municípios, tendo como parceiros o Benguêle Samba e Afins, em Três Rios, a ONG Negro Sim, em Paraíba do Sul, e o Quilombo Boa Esperança, em Areal.
As datas das atividades ainda serão definidas, e divulgadas Página do ITR/UFRRJ.
Curta-metragem
Na primeira fase do projeto, a professora Camila Daniel produziu o documentário “Escola de Preto”, que pode ser visto em seu canal no Youtube. Link: https://bit.ly/3JIkQ4b