UFRRJ ITR recebe o SEBRAE STARTUP DAY
O Startup Day, evento idealizado pelo Sebrae e cocriado com o ecossistema, acontecerá no dia 19 de maio em todo o Brasil. INSCRIÇÕES gratuitas podem ser feitas pelo endereço:
https://www.sympla.com.br/startup-day—tres-riosrj__269649
PROGRAMAÇÃO
- 08h30 – Credenciamento – Abertura
- 09h00 – Oficinas (simultâneas):
- Canvas – Análise de Negócio
- Design Thinking
- 13h00 – Horário Almoço
- 14h00 – Painéis
- Games – mercado e oportunidades – Professor Ricardo Kneipp – DIRETOR do IFRJ – CAMPUS ENG. PAULO DE FRONTIN
- Negócios de Impacto Social – Juliana Oliveira – Gestora do Projeto de Empresas de Impacto Social SEBRAE/RJ
- Cidades Inteligentes com foco em Destinos Turísticos Inteligentes
- 17h00 – Encerramento
O QUE É?
O Sebrae Startup Day é um evento idealizado pelo Sebrae e cocriado com o ecossistema para acontecer simultaneamente em todo o Brasil. Será um dia de troca de experiências, conhecimento, inovação e negócios cuja programação contempla a participação de importantes atores nacionais e regionais.
Em sua primeira edição de 2017, realizada em maio, o Sebrae Startup Day mobilizou o país e aconteceu em mais de 60 cidades de todas as regiões, atingiu mais de 20 mil pessoas interessadas no tema e contou com 350 convidados que se dispuseram a colaborar com essa grande rede que se formou de forma orgânica.
A primeira edição de 2018 acontecerá no dia 19 de maio em mais de 50 cidades. Para aqueles que não tiverem o evento acontecendo em sua cidade, poderão acompanhar online, pois várias irão transmitir suas programações.
O objetivo, além de fomentar o ecossistema inovador brasileiro, é apresentar a experiência Sebrae Like a Boss de atendimento a startups nos estados. Cada estado organizará sua programação de acordo com a realidade local. Os empreendedores participarão de ações que vão desde momentos de troca de experiências (palestras, debates, encontros, hangouts) e atividades práticas (workshops, oficinas, treinamentos) até meetups com os principais atores do ecossistema para networking.
PÚBLICO-ALVO
O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, operação e tração. Confira mais detalhes sobre cada uma das categorias e descubra se você ou a sua empresa se encaixam em alguma delas:
- Curiosidade: tem como perfil pessoas que demonstram curiosidade pela atividade empresarial, mas ainda não têm um negócio. Curiosos são potenciais empreendedores.
- Ideação: o empreendedor já tem uma ideia e deseja transformá-la em um modelo de negócio sustentável, explorando uma oportunidade.
- Operação: é a fase em que o mais importante é aprender a gerenciar bem o negócio. Neste estágio, são necessárias ferramentas técnicas que possam ser implantadas imediatamente na operação do negócio e forte visão estratégica para superar a fase inicial.
- Tração: é o momento em que o empreendedor já superou os dilemas iniciais de uma empresa nascente e deve se preocupar com fatores críticos de sucesso que lhe permitam alavancar o crescimento do negócio.