Equipe do NPJ/ITR participa do 3° Feirão Limpa Nomes em Três Rios

Nos dias 31 de maio e 1° de junho, o Núcleo de Prática Jurídica do Instituto Três Rios (NPJ/ITR), por meio da equipe do Laboratório de Práticas Consensuais de Administração de Conflitos, participou da terceira edição do Feirão Limpa Nomes, no Clube Entrerriense, em Três Rios/RJ.
Promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Procon de Três Rios, o mutirão foi organizado para viabilizar a recuperação de crédito de consumidores endividados a partir de acordos acessíveis. Segundo dados divulgados pelo Tribunal de Justiça, o mutirão atendeu 2.040 pessoas — tanto os trirrienses, quanto a população dos municípios de Levy Gasparian, Sapucaia, Paraíba do Sul e Areal. Registrou-se o fechamento de 1.283 acordos, gerando negociações com descontos de até 98% (Fonte: TJERJ).
A equipe do ITR/UFRRJ, entidade apoiadora do evento, atuou na informação e conscientização do público sobre superendividamento, visando alcançar os consumidores de maneira efetiva no sentido educativo, para que evitem novos casos de acúmulo de dívidas. Além disso, o grupo analisou e prestou orientação em alguns casos concretos, auxiliando na escolha das melhores opções de negociação. Também foram produzidos e distribuídos folders sobre mediação e conciliação para que a população conheça os métodos consensuais de solução de conflitos que podem ser usados na negociação de dívidas.
Em relação à educação financeira, a participação no evento foi uma primeira oportunidade de aproximar os saberes e fazeres do Laboratório de Práticas Consensuais do NPJ e o projeto de extensão Liga de Finanças e Educação – LIFE, coordenado pelo professores do ITR Pablo Guimarães (Departamento de Ciências Econômicas e Exatas/DCEEx) e Tatiana Ladeira Vidal (Departamento de Ciências Administrativas e Sociais/DCAS).
Para saber mais sobre essa atividade de extensão, leia abaixo o relatório completo preparado pela bolsista de Extensão Geovana Alves.
(Texto e imagem: NPJ/ITR)