topo
Menu
×

Conteúdo

Reciclagem, reutilização e substituição dos plásticos

Iasmim da Silva Rodrigues, Marcela Pinto Barbosa Vassar & Fábio Souto de Almeida

O plástico é um dos materiais mais utilizados atualmente, sendo amplamente usado como matéria-prima para variados produtos em todo o globo (Mais Polímeros, 2018). Somente no Brasil, em 2017 o setor de plástico produziu 6,1 milhões de toneladas (ABIPLAST, 2017). Com o elevado consumo de plástico, grandes quantidades de resíduos são descartados diariamente e muitos são lançados erroneamente no meio ambiente. O consumo e descarte impróprio do plástico causa grande poluição, como exemplo, 95% do lixo observado nas praias do Brasil são itens de plástico, incluindo diversos tipos de embalagens, canudos e copos (Instituto Oceanográfico, 2018). Um grande número de animais sofre com a poluição por plástico, como as tartarugas, aves marinhas e outros animais, que podem morrer, por exemplo, ao ingerir os itens de plástico, podendo chegar a mais de um milhão de animais mortos por ano (Estadão, 2018). Mas tais resíduos plásticos poderiam ser reciclados ou reutilizados. Outras atitudes ambientalmente corretas são a redução do consumo de plásticos e a substituição por materiais menos poluentes e produzidos com recursos naturais renováveis.

Você encontra informações sobre os 4Rs da sustentabilidade (reciclar, reutilizar, repensar e reduzir) em: https://itr.ufrrj.br/determinacaoverde/buscando-a-sustentabilidade-com-os-4-rs/

Reciclagem

Devido a percepção da degradação ambiental provocado pela plástico, é possível notar o aumento da atenção de parcela da sociedade em relação a fomentar processos de produção, utilização e disposição final mais sustentáveis em relação aos produtos que são composto por plástico (Mundo do Plástico, 2017).

A realização da reciclagem de produtos é apontada como uma estratégia eficiente para evitar a poluição e proteger a qualidade ambiental (Sousa et al., 2016). A partir desse processo, o resíduo sólido e transformado na matéria-prima de outro produto, evitando que seja descartado no meio ambiente e reduzindo a extração de recursos naturais (Alencar, 2005).

Os consumidores conscientes auxiliam na reciclagem de plástico através da separação dos produtos e embalagens de plástico para a coleta seletiva. O plástico pode ser então recolhido e  levado para centros de triagem, onde os materiais constituídos por diferentes tipos de plásticos são separados e então encaminhados para as recicladoras (Mais Polímeros, 2018).

Na reciclagem do plástico geralmente ocorre:

  1. a fragmentação dos resíduos;
  2. a lavagem dos fragmentos de plásticos e separação dos fragmentos com diferentes densidades;
  3. os fragmentos de plástico são secados com ar quente;
  4. os fragmentos são fundidos através do seu aquecimento e posteriormente formam grânulos que são embalados para serem utilizados da fabricação de novos produtos (Plástico Virtual, 2017).

Reutilização

É possível reutilizar produtos constituídos de plástico de diferentes formas, principalmente tendo em mente que esse material é de difícil degradação, mesmo sob o efeito direto da radiação solar e da chuva, é flexível e moldável. A reutilização pode diminuir a extração de recursos naturais e a quantidade de material poluente lançado na natureza.

Como exemplo, garrafas PET de refrigerante podem ser utilizadas como recipientes de água, alimento ou ração de animais, ou ainda cortadas para serem usadas como vasos de plantas ou sementeiras ou utilizadas para a confecção de artesanatos e até mesmo brinquedos. Podem ser usadas como porta lápis e na proteção de plantas cultivadas contra o ataque de formigas-cortadeiras. Até mesmo as sacolas plásticas podem ser reutilizadas, fazendo uso das mesmas como sacolas de lixo (SIMPERJ, 2018).

Substituição

Existem materiais advindos de recursos naturais renováveis e menos poluentes que podem substituir o plástico. Vários produtos criados com plástico podem também ser produzidos com bambu, assim como as escovas de dente e os cotonetes. O plástico é bastante usado como recipiente de líquidos e alimentos, mas tais recipientes também podem ser constituídos de vidro. Além desses e de outros materiais, o inox pode substituir o plástico como matéria-prima de tubos para várias finalidades.

Referências

ABIPLAST – Perfil 2017. Disponível em: http://www.abiplast.org.br/publicacoes/perfil-2017/ Acessado 13 de agosto de 2020.

Alencar, M.M.M. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de Salvador. Candombá – Revista V ir tua l, v. 1 , n. 2, p. 9 6 –113, 2005.

eCycle – Como reduzir o consumo de plástico? Confira as dicas. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/719-como-reduzir-o-consumo-de-plastico.html Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Estadão – Canudinhos de plástico e a reação europeia e brasileira. Disponível em: https://marsemfim.com.br/canudinhos-de-plastico/ Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Exame – Materiais que podem substituir o plástico e ajudar o consumo sustentável. Disponível em: https://exame.com/negocios/dino_old/materiais-que-podem-substituir-o-plastico-e-ajudar-no-consumo-sustentavel/ Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Instituto Oceanográfico – Mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico, indica estudo. Disponível em: http://www.io.usp.br/index.php/noticias/1021-mais-de-95-do-lixo-nas-praias-brasileiras-e-plastico-indica-estudo1 Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Mundo do Plástico          Disponível em: https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/reciclagem/saiba-como-funcionam-os-3-tipos-de-reciclagem-de-pl-stico Acessado em: 12 de agosto de 2020.

Mais Polímeros. Disponível em: http://www.maispolimeros.com.br/2018/11/28/reciclagem-de-plasticos-investigando-o-assunto/ Acessado em: 12 de agosto de 2020.

Plástico Virtual               Disponível em: https://plasticovirtual.com.br/etapas-do-processo-de-reciclagem-do-plastico/ Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Sousa, D.C.G.; Matos, L.L.; Araújo, M.K.S.; Lima, E.V. A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 16p. 2016.

Recicla Sampa               Disponível em: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-a-importancia-de-reutilizar-as-embalagens-de-plastico Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Plástico Transforma      Disponível em: http://www.plasticotransforma.com.br/como-reciclar-mais-plasticos Acessado em: 13 de agosto de 2020.

SIMPERJ                      Disponível em:  https://www.simperj.org.br/blog/2018/09/12/quais-sao-as-melhores-formas-de-reaproveitar-o-plastico/ Acessado em: 13 de agosto de 2020.

Fonte da imagem destacada

Pikist. Disponível em: https://www.pikist.com/free-photo-vezlt/pt Acessado em: 15 de agosto de 2020.






PARCEIROS e COLABORADORES
Rodapé