topo
Menu
×

Conteúdo

Quais são os tipos de plástico? Todos são de fácil reciclagem?

Os plásticos mais utilizados atualmente são resistentes à degradação pelos fatores ambientais, desse modo duram por longo período de tempo (Franchetti & Marconato, 2006). Esse é um dos motivos de estarem entre os poluentes mais problemáticos, pois um produto plástico muitas vezes é utilizado por poucos minutos e depois é lançado na natureza, onde vai ser um material poluente por centenas de anos (Ambiente Brasil, 2020). Constituem a matéria-prima de diversos produtos utilizados do dia a dia e da maior parte da população mundial. Vários tipos de plásticos são originados do petróleo e variam em função da extensão e da estrutura dos polímeros que os compõem (eCycle 2017). Contudo, também podem criados a partir de recursos renováveis (recursos renovados naturalmente, não se esgotando tão facilmente), incluindo várias espécies vegetais, entre elas a cana-de-açúcar, o milho e a mandioca (eCycle 2017). Conhecer os diferentes tipos de plástico e como são criados pode nos ajudar a escolher utilizar o que provoque menos impactos negativos no meio ambiente. Além disso, muitas vezes, os plásticos podem ser reciclados, o que é uma atitude sustentável expressivamente benéfica para o meio ambiente (Mais Polímeros, 2018). A utilização de polímeros que são biodegradáveis, em substituição a plásticos de difícil reciclagem ou que duram muitos anos no meio ambiente, também é uma forma de reduzir a poluição causada pelos plásticos (Franchetti & Marconato, 2006).

Abaixo são apresentados alguns tipos de plásticos:

Recicláveis

Polietileno de Alta Densidade – PEAD

Este é um tipo de plástico impermeável, leve, rídido e bastante resistente, inclusive em relação a produtos químicos. É bastante utilizado por ser resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química. É utilizado para armazenas produtos de limpeza, cosméticos e para tubos de água, esgoto e até para telhas, dentre outros usos (eCycle 2017,  Mais Polímeros 2018).

Policloreto de Vinila – PVC

É um material impermeável, tem resistência a mudanças de temperatura e é rígido. O PCV é amplamente utilizado em brinquedos, revestimentos de fios elétricos, canos de água e embalagens de vários produtos (eCycle, 2017).

Polietileno de Baixa Densidade – PEBD e Polietileno Linear de Baixa Densidade – PELBD

O PEDB tem como características ser flexível, leve, impermeável e transparente quando em baixas espessuras. É utilizado em sacolas plásticas, como as de supermercado, embalagens de alimento e sacos de lixo, dentre outros usos. O PELBD é resistente ao impacto e à tração, sendo também bom para selar fardos de refrigerante em lata e garrafas PET, mas também para mangueiras de irrigação, tampas de garrafa e sacolas (eCycle 2017, Mundo do Plástico 2019).

 Polipropileno – PP

É transparente, rígido e tem a característica de resistir a alterações de temperatura. É utilizado em embalagens para diversos fins, tampas de garrafas de bebida, tubos utilizados para água quente, seringas, em autopeças, dentre outros (eCycle 2017, Mais Polímeros  2018).

Poliestireno – PS

Entre as suas características estão a leveza, rigidez, brilho e ter a capacidade de isolamento térmico. O seu uso inclui a produção de isopor, potes de produtos que precisam de isolamento térmico, como iogurtes e sorvetes, bandejas de supermercado e também copos descartáveis (eCycle 2017,  Mais Polímeros 2018).

Polilactídeo – PLA

É um plástico criado a partir de recursos renováveis, pois é fruto da ação de bactérias que produzem ácido lático com a fermentação de vegetais como o milho e a mandioca, que são ricos em amido. Útil para produção de garrafas, sacolas, copos, embalagens de vários produtos, entre outros usos. O PLA pode substituir plásticos convencionais, que são produzidos com recursos não renováveis (eCycle, 2017).

Tereftalato de polietileno – PET/PETE

É um material é produzido a partir do petróleo. É impermeável e transparente sendo um dos tipos de plástico mais utilizados, inclusive para fabricação de garrafas para bebidas e embalagens para diversos produtos (eCycle 2017, Mais Polímeros 2020).

Difícil reciclagem

Acetato-vinilo de etileno – EVA

É útil para a fabricação de brinquedos, artesanatos, chinelos e tênis, dentre outros, sendo resistente e também flexível (eCycle 2017, Plástico Virtual 2019).

Baquelite

Como é resistente ao calor, é usado na produção de cabos de panela, mas também em interruptores e peças de rádio e telefone (eCycle, 2017).

Poliuretano – PU

É usado para vários fins, como em interruptores, telefones, calçados e na fabricação de espumas para estofados, tendo entre as suas características ser leve, resistente à abrasão e flexibilidade (eCycle, 2017).

Resina Fenólica

Apresentando alta resistência tanto mecânica como térmica e seu uso inclui adesivos, bolas de sinuca e revestimentos (eCycle, 2017).

Referências
Ambiente Brasil. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/tempo_de_decomposicao_do_materiais.html Acessado em: 24 de julgo de 2020.

eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/706-tipos-de-plasticos Acessado em: 07 de julho de 2020.

Franchetti, S.M.M.; Marconato, J.C. Polímeros biodegradáveis – uma solução parcial para diminuir a quantidade dos resíduos plásticos. Quim. Nova, Vol. 29, No. 4, 811-816, 2006.

Mais Polímeros. Disponível em:  http://www.maispolimeros.com.br/2018/10/15/tipos-de-plastico-2/ Acessado em: 07 de julho de 2020.

Mais Polímeros. Disponível em: http://www.maispolimeros.com.br/2020/02/28/plasticos-reciclaveis/ Acessado em: 16 de julho de 2020.

Mundo do Plástico. Disponível em: https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/oportunidades/pebd-pead-e-pelbd-caracter-sticas-e-indica-es-de-cada-polietileno Acessado em: 16 de julho de 2020.

Plástico Virtual. Disponível em: https://plasticovirtual.com.br/o-que-e-eva-acetato-vinila-de-etileno/ Acessado em: 16 de julho de 2020.

Fonte da imagem destacada:

Needpix. Disponível em: https://www.needpix.com/photo/download/22203/recycle-bottle-rubbish-plastic-containers-recycled-recyclable-environment-garbage Acessado em: 1 de agosto de 2020.






PARCEIROS e COLABORADORES
Rodapé