topo
Menu
×

Conteúdo

Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Instituto Três Rios

O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, do Instituto Três Rios/UFRRJ, adotou no ano de 2018 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos seus projetos. Orientados pela tutora Prof. Dra. Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido, os projetos que foram realizados, tanto em 2018 quanto nos anos anteriores, tinham e ainda têm como meta atender aos grupos mais vulneráveis, entre eles, ingressantes em componentes curriculares com elevada retenção e estudantes concluintes do Ensino Médio.

Dentre todas as atividades realizadas pelo PET destacamos algumas, como o “Minicurso Currículo Lattes”, com o objetivo de tornar os estudantes capazes de produzir e fazer a atualização de seu próprio currículo Lattes.

Outra atividade de destaque foi a “Oficina para Elaboração de Projetos Acadêmicos” que possuía o objetivo de capacitar os estudantes para confeccionar projetos acadêmicos e processar informações, desde a ideia inicial até a publicação dos resultados.

Com o propósito de produzir um periódico mensal com assuntos relevantes para a educação tutorial, o PET criou desde 2014 o “Jornal Conectar”, que é confeccionado através da produção textual, diagramação e edição de entrevistas com docentes e outras personalidades.

Outra atividade de destaque do PET foi o “Ensino de Língua Inglesa”, cuja finalidade era promover para a comunidade ao redor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Três Rios, o estudo da Língua Inglesa, tanto na gramática quanto na interpretação textual.

A atividade de extensão “Prepara ENEM” ganhou destaque também, tanto dentro da Universidade quanto na comunidade local, tal destaque é advindo do objetivo desta atividade que é promover a integração entre alunos do Instituto Três Rios e escolares do ensino médio. Este projeto oferece à comunidade de Três Rios o pré ENEM social, gratuitamente, desde 2016.

Os projetos acima citados são alguns que foram destacados para o entendimento do leitor de como o PET atua, tanto dentro da Universidade quanto na comunidade de Três Rios, porém o grupo PET realizou outros projetos como workshops e oficinas.

Por fim, a Tutora do PET publicou em 2018 um artigo científico com o seguinte titulo: “Envolvendo Estudantes de Direito em uma Equipe Multidisciplinar: Ensino, Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social”. Esse artigo trata dos trabalhos desenvolvidos em equipes multidisciplinares do PET Conexões de Saberes nas quais os estudantes de direito estavam envolvidos e discute as estratégias de trabalho utilizadas. O engajamento dos discentes contribuiu para aprimorar habilidades úteis aos bacharéis em direito e também para o entendimento da função social desses profissionais. Para saber mais sobre o referente artigo, acesse: https://www.revistas.ufg.br/revfd/article/view/50096.






PARCEIROS e COLABORADORES
Rodapé
Pular para o conteúdo