Economia Circular: o que é e como funciona
Gabrielle Silva da Rocha & Fábio Souto de Almeida
Economia circular – é possível indicar que “propõem o equilíbrio entre o sistema econômico, a sociedade e o meio ambiente, no qual, todos os materiais são devolvidos ao ciclo produtivo através da reutilização, redução e reciclagem” (Gonçalves & Barreto 2019). A sua ideia principal é que seja realizada a reciclagem dos produtos e suas embalagens, mas também visa modificar todas as etapas da cadeia produtiva para que sejam ambientalmente corretas, evitando desperdícios e a poluição ambiental.
A economia circular difere da difundida economia linear na qual, após o consumo ou uso, ocorre o descarte, como apresentado no fluxograma abaixo (Figura 1).

Figura 1. Fluxograma simplificado da economia linear.
É importante entender que o “transporte” é uma etapa que permeia tanto a economia linear quanto a circular e também gerar impactos ambientais, pois a matéria-prima extraída e os produtos fabricados são transportados por caminhões, carros, navios, aviões etc, sendo necessário o consumo de combustíveis e gerando poluição ambiental.
Como os recursos naturais não são ilimitados, a economia linear faz com que fiquem cada vez mais escassos, colocando em risco a sustentabilidade da produção de bens e serviços, além de causar degradação ambiental. Cabe ressaltar que o consumo de bens e serviços vem aumentando, em função do crescimento da população mundial e do consumo exagerado. Além disso, existe a obsolescência programada, que é uma estratégia utilizada por fabricantes que visa forçar a compra de novos produtos, mesmo que estejam em boas condições (Ecycle 2022).
Por outro lado, a economia circular fomenta a sustentabilidade ambiental. Como pode ser observado na figura abaixo (Figura 2), busca-se que os materiais de produtos e suas embalagens, após o uso/ consumo, voltem para o início do processo produtivo. A reutilização dos produtos ou de suas partes também é incentivada. Isso vai de encontro com o desenvolvimento sustentável.

Figura 2. Fluxograma simplificado da economia circular.
A economia circular ajuda a reduzir a poluição e a alteração das paisagens naturais, por evitar a extração de recursos naturais e, inclusive, pode colaborar para reduzir o desmatamento, auxiliando na conservação da biodiversidade. Assim, a economia circular contribui para a manutenção do meio ambiente em condições adequadas para que os cidadãos tenham boa qualidade de vida.
Referências
Ecycle 2022 O que é obsolescência programada? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/obsolescencia-programada/ Acesso em: 29 de dezembro de 2022.
Gonçalves, T. M., & Barroso, A. F. D. F. (2019) A economia circular como alternativa à economia linear. Anais do XI SIMPROD.
Fonte da imagem destacada: publicdomainvectors.org (2022) https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/%C3%8Dcone-de-vetor-de-crescimento-de-eco/7082.html