COP 30 na Amazônia – Brasil
As mudanças climáticas têm potencial para provocar inúmeros impactos ambientais muito preocupantes: “variações no sistema climático, com o aumento da frequência de eventos climáticos extremos e causando diversos impactos nos sistemas socioeconômicos, geológicos e sobre a biodiversidade, colocando em risco a segurança alimentar, a abundância e a qualidade de recursos naturais, a saúde e a qualidade de vida de população” (Cardoso 2023).
Para minimizar o aumento da temperatura média do planeta e os inúmeros e sérios problemas que podem provocar, diversos países têm discutido e implementado ações para combater as mudanças climáticas. Em 2025, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) vai acontecer no Brasil, mais especificamente em Belém, Estado do Pará (Brasil 2025).
Nesta reunião podem ser tomadas importantes decisões sobre as ações que serão executadas contra o aquecimento global, como reduções na emissão de gases do efeito estufa. Além do uso de combustíveis fósseis, é importante discutir questões como a redução das queimadas e do desmatamento. Para além de evitar o desmatamento, podem ser discutidas medidas para ampliar a cobertura florestal, com os reflorestamentos, por exemplo. A COP 30 ser realizada no Bioma Amazônia, em meio à maior floresta tropical do planeta (BGE 2025), é uma excelente oportunidade para deixar em evidência a importância das florestas (tanto a sua preservação, quanto recuperação) no combate às mudanças climáticas. Como os ecossistemas nativos da maior parcela do território brasileiro são florestas (BGE 2025), o Brasil pode contribuir significativamente no combate ao aquecimento global. “O Brasil possui cerca de 496 milhões de hectares de florestas, consolidando-se como o segundo país com a maior área florestal do mundo” (Brasil 2024).
Contudo, os países que mais emitem gases do efeito estufa, como Estados Unidos da América e China, deveriam colaborar reduzindo as suas emissões.
Para mais informações sobre a COP 30 você pode acessar: https://cop30.br/pt-br
Você pode entender mais sobre os impactos ambientais das mudanças climáticas assistindo a seguinte palestra: https://www.youtube.com/watch?v=FIf10g0Tvf4
Referências
Brasil (2024) Brasil. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Florestas do Brasil: dados e estatísticas 2024. – Brasília, DF : MMA, 2024. 264 p
Brasil (2025) Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil Acesso: 27 de setembro de 2025.
Cardoso YR (2023) Impactos Ambientais das Mudanças Climáticas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2025) Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html Acesso: 27 de setembro de 2025.