topo
Menu
×

Conteúdo

CHAMADA FAPESP

“Objetivo: apoiar pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão:
• avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo. A participação de formuladores de políticas públicas e investidores públicos e privados será incentivada em todos os projetos.
• propor pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região.

Eixos norteadores e problemas prioritários:

✅ Eixo I – Territórios como infraestrutura e logística que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multi escalar:
Problema 1 – Territórios, populações e produtos locais desvalorizados que levam a substituição dos sistemas naturais por práticas exploratórias de larga escala (agricultura, pecuária e mineração).
Problema 2 – Assistência médica, acesso a água potável e saneamento precários em regiões urbanas e rurais.
Problema 3 – Provisão energética insuficiente e de natureza “suja” (não renovável e/ou não sustentável) que limita o desenvolvimento da região.

✅ Eixo II – Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas:
Problema 1 – Destruição de florestas propagam novas doenças.
Problema 2 – O conhecimento sobre os processos de restauração florestal e ecológicas na região é escasso.
Problema 3 – Não temos planos de adaptação às MCGs que considerem as populações mais vulneráveis.
Problema 4 – Não temos informação de qualidade sobre alternativas à pecuária e soja, não ligadas à produção, por exemplo turismo sustentável.

✅ Eixo III – Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas:
Problema 1 – Não acessamos o conhecimento tradicional sobre produção aliado à conservação.
Problema 2 – Não temos informações integradas sobre as cadeias de valor alternativas ao desmatamento nas diferentes localidades.
Problema 3 – O papel dos governos locais não é bem definido em relação às estratégias de desenvolvimento sustentável.
Problema 4 – Indicadores sociobioeconômicos não refletem a realidade local.

Participam dessa chamada de propostas as Fundações de Amparo à Pesquisa dos seguintes estados brasileiros: AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SC, SP e TO.

Data limite para submissão de propostas: 10 de agosto de 2022.”

https://fapesp.br/15531/chamada-de-propostas-0032022-iniciativa-amazonia-10





PARCEIROS e COLABORADORES
Rodapé
Pular para o conteúdo