topo
Menu
×

Conteúdo

Biodiversidade e serviços ecossistêmicos

Existem várias definições de biodiversidade/ diversidade biológica, dentre estas a definição presente na Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) é expressivamente relevante, por nortear políticas públicas voltadas à proteção da biodiversidade em vários países (Almeida & Vargas, 2017). Esta indica que a biodiversidade é formada por vários níveis de organização da vida: “variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas” (CDB, 1992). Para ter ideia da grandeza da diversidade biológica do nosso planeta, uma estimativa apontou que o número de espécies de organismos eucariontes é de 8,7 milhões de espécies (± 1,3 milhões) (Mora et al. 2011).

A biodiversidade é essencial para a manutenção da adequada qualidade ambiental, para a geração de inúmeros bens e serviços e, consequentemente, para a qualidade de vida dos seres humanos (Almeida & Vargas, 2017). Os benefícios proporcionados pela diversidade biológica à humanidade são chamados de serviços ecossistêmicos (Andrade & Romeiro, 2009; MMA, 2023). Destaca-se que, apesar da grande importância da biodiversidade para o ser humano, atualmente ocorrem elevadas taxas de extinção de espécies em função das atividades humanas (Almeida & Vargas, 2017).

Abaixo é apresentada uma proposta de classificação dos serviços ecossistêmicos, presente no trabalho de Andrade & Romeiro (2009).

Serviços de provisão (Serviços de abastecimento)

     Produtos advindos dos ecossistemas: madeira; alimento; material para produção de energia; produtos medicinais; fibras; óleos; resina; recursos genéticos, celulose etc.

Serviços de regulação

 Trata-se da capacidade de ajustamento das condições ambientais pelos processos ecológicos dos ecossistemas: regulação do clima e da qualidade do ar; polinização de espécies cultivadas; evitar e/ou reduzir a magnitude de desastres naturais; controle biológico de pragas; redução de processos erosivos e aumento da infiltração de água no solo, com a recarga do lençol freático; manutenção da qualidade da água, etc.

Serviços culturais

    A natureza é abarcada amplamente na cultura de todos os povos. Componentes dos ecossistemas servem como inspiração para manifestações culturais e são utilizados como valor estético, além de possuírem valor religioso e espiritual. Os ecossistemas também são expressivamente úteis para a geração de conhecimento, cabendo destacar que não somente o conhecimento científico relacionado aos ecossistemas deve ser valorizado, mas também o conhecimento tradicional.

Serviços de suporte

    São os serviços úteis para a manutenção dos demais serviços ecossistêmicos. Neste ponto, pode-se citar como exemplo a produção de oxigênio, os ciclos biogeoquímicos, a ciclagem de nutrientes do solo, a produção primária, a cadeia trófica, a formação e também a retenção do solo.

Referências

Almeida, F.S.; Vargas, A.B. Bases para a gestão da biodiversidade e o papel do Gestor Ambiental. Diversidade e Gestão, v. 1, p. 10-32, 2017.

Andrade, D. C.; Romeiro, A. R. Serviços ecossistêmicos e sua importância para o sistema econômico e o bem-estar humano. Texto para discussão. IE/UNICAMP, v. 155, p. 1-43, 2009.

CDB – Convenção Sobre Diversidade Biológica (1992). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1998/anexos/and2519-98.pdf Acessado em: 20 de agosto de 2023.

MMA – Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/15320-servi%C3%A7os-ecossist%C3%AAmicos.html Acessado em: 20 de agosto de 2023.

Mora, C., Tittensor, D. P., Adl, S., Simpson, A. G., & Worm, B. (2011). How many species are there on Earth and in the ocean? PLoS biology, 9(8), e1001127.

Fonte da imagem destacada: Paul Brennan, https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=195262&picture=fundo-da-floresta Acessado em: 21 de agosto de 2023. CC0 1.0 Universal (CC0 1.0) Public Domain Dedication https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/






PARCEIROS e COLABORADORES
Rodapé
Pular para o conteúdo