Controle biológico
Muitas espécies de insetos e diversos outros animais, como os nematoides, causam danos às plantas cultivadas. Além desses, bactérias, fungos, vírus e viroides causam doenças nas plantas.
Para controlar os insetos nocivos e tratar as doenças nas áreas agrícolas são utilizados agrotóxicos, que poluem o meio ambiente e podem afetar negativamente a saúde humana.
Contudo, é possível utilizar o controle biológico para reduzir os problemas provocados pelas pragas e doenças. O controle biológico consiste, em geral, de utilizar inimigos naturais dos organismos danosos para reduzir a sua densidade populacional e os danos que provocam nas plantas.
No caso dos insetos praga, podem ser usados predadores, parasitóides e microrganismos que são entomopatogênicos (causam doenças nos insetos), como algumas bactérias, fungos e vírus. Assim, existem insetos e microrganismos prejudiciais à agricultura, mas outros são benéficos.

Também podem ser utilizados semioquímicos, que são substâncias relacionadas com a comunicação entre seres vivos.
Devido a importância desse tema, foi publicado o livro “Controle biológico de Pragas na Agricultura’. Para saber mais sobre o controle biológico de pragas você pode acessar o livro no seguinte site: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/51845937/especialistas-lancam-livro-sobre-controle-biologico-de-pragas-da-agricultura
Referências
Fontes, E.M.G.; Valadares-Inglis, M.C. Controle biológico de pragas da agricultura. Brasília, DF : Embrapa, 2020. 510 p.
Fonte da imagem destacada e Figura 1: https://influentialpoints.com/biocontrol/Ladybirds_that_kill_aphids_identification_biological_control.htm . https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ Acesso em: 29 de abril de 2020.