Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro
Uma Unidade de Conservação é um “espaço territorial e seus recursos ambientais” que é estabelecida legalmente pelos governos municipais, estaduais ou pelo governo federal brasileiro, com o objetivo de proteger a qualidade de vida da população humana, a sustentabilidade de processos produtivos, a adequada qualidade ambiental, a biodiversidade e os recursos naturais (água, solo, ar, minérios e a própria biodiversidade) (Brasil 2000, Almeida & Vargas 2017).
Muitas Unidades de Conservação foram criadas e são manejadas pelos governos municipais, inclusive em Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian. Você pode obter informações sobre as Unidades de Conservação destes municípios e também de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro através do Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro, uma publicação do Inea – Instituto Estadual do Ambiente (Rio de Janeiro 2024).
Pode baixar a obra através do seguinte link:
https://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/livro.pdf
Referências
; Almeida FS, Vargas AB (2017) Bases para a gestão da biodiversidade e o papel do Gestor Ambiental. Diversidade e Gestão, 1: 10-32.
Brasil (2000) Lei N° 9.985, de 18 de julho de 2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm Acesso em: 30 de maio de 2025.
Rio de Janeiro (2024). Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Atlas das unidades de conservação municipais do estado do Rio de Janeiro / Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Saberes; Rio de Janeiro: INEA, 2024. 568 p.