EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO INEA/SUPPIB EM 2019
O Instituto Estadual do Ambiente- INEA e a Superintendência Regional do Piabanha- SUPPIB realizou diversas atividades de Educação ambiental pela região no ano de 2019.
A Superintendência Regional do Piabanha atende os municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sapucaia, e, parcialmente, aos municípios de Petrópolis, Paraíba do Sul, Três Rios e Paty do Alferes. As atividades foram desenvolvidas em escolas, eventos, grupo de escoteiro, festas tradicionais da região, exposições, instituições, cujo objetivo foi levar o conhecimento e a sensibilização sobre as problemáticas ambientais e formas de conservação e preservação do meio ambiente, buscando interações com o público.
Algumas das atividades desenvolvidas:
A Maquete “Água e Floresta” (Figuras 1 e 2) demonstra de forma ilustrativa assuntos importantes do cotidiano, tais como, o ciclo da água e a forma correta de conservação deste recurso, preservação do solo e das florestas, as relações ecológicas e o impacto dos desequilíbrios ecológicos nos ecossistemas, a ocorrência de enchentes e deslizamentos na região e suas consequências, a divergência de áreas com cobertura florestal e áreas desmatadas com construções irregulares em topos de morros, mata ciliares e outras áreas de Preservação Permanente (APPs).

As hortas escolares (Figuras 3, 4 e 5) possuem como proposta desenvolver um estudo interdisciplinar, debatendo sobre a importância da alimentação mais saudável e diminuição do desperdício, aumento a qualidade de vida das pessoas, proporcionada pela ingestão de alimentos livres de defensivos químicos e uma maior aproximação e respeito com a natureza.

A Fazenda “Projeto Água” (Figura 6) possui diversos programas de preservação ao meio ambiente. São eles, o programa “Os caminhos da Água”, que promove um melhor entendimento sobre os usos sustentáveis da água, sua origem e seus destinos e a observação da miniestação de tratamento de água e o sistema de tratamento por biorremediação. No Programa “Jardim para as Borboletas” aborda a importância ambiental das borboletas e seu papel ecológico. E o “Programa Reflorestamento” oferece a oportunidade de plantar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e conhecer a nascente, presente na Fazenda. Além dessas atividades dentro da Fazenda, realizam visitas às estações de tratamento de água e de esgoto da empresa Águas do Imperador, concessionaria responsável pelo abastecimento público da cidade de Petrópolis.

Mutirão de limpeza em comemoração ao “Dia do Rio”, 24 de novembro, o evento aconteceu na cachoeira do Bonfim, Petrópolis-RJ.
