ANÁLISE DO IMPACTO DIRETO DA LAMA DE REJEITO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO SOBRE OS IMÓVEIS RURAIS EM MARIANA – MG
Autores: Thiago da Silva Conceição, Yuri Tomaz Martins e Sady Júnior Martins da Costa de Menezes
Os autores desse trabalho analisaram a área impactada pelo acidente e a extensão do impacto.
O rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana/MG, ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e liberou cerca de 39.200.000 m3 de rejeitos. Os rejeitos escoaram em elevada velocidade, atingindo rios, erodindo o seu leito e as suas margens e também afetaram a vegetação.
Modificou expressivamente a paisagem, afetou a biodiversidade e a socioeconomia, incluindo propriedades rurais existentes na localidade.

Fonte: GeO3R – Laboratório de Geotecnologias/UFRRJ, 2019.
O estudo em questão foi financiada pela CAPES-FAPEMIG-FAPES-CNPq-ANA, por meio de bolsas de pesquisa.
Este trabalho foi apresentado no 8º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade da UFRRJ (2019) e estará disponível para visualização na íntegra no site: http://itr.ufrrj.br/sigabi/anais
Referências
EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Produtores rurais têm prejuízo de R$ 23,2 milhões com rompimento de barragem em Mariana. Data 16 fev. 2016. Disponível em: http://www.emater.mg.gov.br /portal.cgi?flagweb=site_tpl_paginas_internas2&id=1759 3.Acesso em: 09 abr. 2019.
GEOFLORESTAS – O que esperar após inscrição no Cadastro Ambiental Rural – Inscrição no CAR é o 1º passo para a obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Data 27 nov. 2018. Disponível em: http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_tpl_paginas_internas2&id=17593 Acesso em: 15 mai. 2019.
SANCHEZ, L.E.,ALGER, K.,ALONSO, L., BARBOSA, F., BRITO, M.C.W., LAUREANO, F.V., MAY, P., ROESER, H., KAKABADSE, Y. Os impactos do rompimento da Barragem de Fundão. O caminho para uma mitigação sustentável e resiliente. Relatório Temático nº 1 do Painel do Rio Doce. Gland, Suíça: UICN, 2018, 52p.
SFB – Serviço Florestal Brasileiro; MMA – Ministério do Meio Ambiente. Módulo de Cadastro: Manual do Usuário v2.0. Brasília – DF, 2016, 140p.