Estratégias de obsolescência de produtos na sociedade
Vivemos em uma época caracterizada pela ocorrência de rápidas e frequentes transformações – culturais, econômicas e sociais. E nós, seres humanos, também experimentamos essas transformações e, por meio delas, modificamos o nosso comportamento.
Os avanços tecnológicos são importantes nesse contexto e estimulam esta nova organização da sociedade, que passa a se voltar para o surgimento de novos desejos e necessidades. Assim, a produção e o consumo passam a ser regidos sob ‘a lei da obsolescência, da sedução e da diversificação’, ditando que o novo será sempre superior ao antigo, acelerando assim o desuso e o descarte prematuro dos produtos consumidos. Comprar se tornou um ato de criação, de identidade, de identificação, de expressão e de comunicação.
Este vídeo, postado pelo canal Portal eCycle no Youtube, aborda as estratégias de obsolescência de produtos na sociedade, os seus impactos e as alternativas.
Link para assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QKjIPuPPX6I
Fonte: Portal eCycle.