topo
Menu
×

Conteúdo

Emergente – Curso sobre Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas constituem uma das maiores ameaças à vida no planeta Terra. E esse debate não é recente… desde a década de 70, a comunidade científica vem nos alertando sobre o perigo relacionado às emissões desenfreadas de Gases de Efeito Estufa (GEEs) na atmosfera. Devido à influência do negacionismo climático, da negligência política e da sede pelo lucro, o debate climático ficou, durante muito tempo, esquecido e excluído dos espaços de discussão. Contudo, vivemos – agora – em um cenário de emergência climática e precisamos agir! 

As previsões científicas para o futuro não são nada agradáveis: eventos extremos, como secas, furacões e enchentes, cada vez mais frequentes, ondas de calor, elevação do nível do mar, extinções em massa, refugiados climáticos… Estamos lutando para atingir uma meta que já não reflete o cenário mais saudável para a vida existente na Terra. Neste cenário, é muito importante que o debate climático alcance os mais diferentes espaços e esteja cotidianamente sendo lembrado, estudado e discutido por cada um de nós. As ameaças das mudanças climáticas não estão em um futuro distante. Na realidade, já são sentidas por várias populações do Ceará, do Brasil e do mundo. 

Pensando na urgência de agir, o coletivo Ceará no Clima, o movimento Fridays for Future Ceará, o Greenpeace Fortaleza e o Instituto Verdeluz organizaram o EMERGENTE – Curso sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá online dos dias 29/06 à 03/07, de 14 às 18h. Esperamos debater sobre os desdobramentos científicos, ambientais, sociais e políticos das mudanças climáticas, além de apresentar alternativas para que possamos agir individual e coletivamente. Nestes dias, vamos aprender e debater com cientistas, professores, ativistas e comunidades tradicionais, em especial, do Ceará, e também do restante do Brasil. Esperamos você lá! Mude o sistema, não mude o clima. 

“Não tendo cérebro, as moléculas de CO2 são incapazes de compreender a ideia profunda da soberania nacional. São apenas sopradas pelo vento. Se são produzidas num determinado lugar, podem acabar em qualquer outro local. O planeta é uma unidade. Sejam quais forem as diferenças ideológicas e culturais, as nações do mundo devem trabalhar em conjunto; do contrário, não haverá solução para o aquecimento pelo efeito estufa e para os outros problemas ambientais globais. Estamos todos juntos nessa estufa.” – Carl Sagan

Para realizar sua inscrição e mais informações, acesse: http://cursoemergente.site/






PARCEIROS e COLABORADORES
Rodapé
Pular para o conteúdo