Notícias

Rio de Janeiro recebe o 6º Encontro Nacional de Mediação com foco em inteligência artificial e justiça multidimensional

By Vinícios Moraes

September 08, 2025

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Rio de Janeiro será palco de um dos eventos mais relevantes do cenário jurídico nacional: o 6º Encontro Nacional de Mediação, que acontecerá das 10h às 18h, no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, localizado no Palácio da Justiça, Centro da cidade.

Com o tema “Construindo o futuro da justiça multiportas: inteligência artificial, justiça multidimensional e as novas possibilidades da consensualidade”, o encontro promete reunir especialistas, magistrados, mediadores e acadêmicos para debater os caminhos inovadores da resolução de conflitos no Brasil.

A proposta do evento é explorar como a inteligência artificial pode ser integrada aos sistemas de justiça, ampliando o acesso, a eficiência e a personalização dos processos judiciais. A ideia de uma justiça multidimensional — que considera aspectos sociais, emocionais e tecnológicos — também será debatida como alternativa complementar ao modelo tradicional.

O encontro é promovido por instituições de referência como NUPEMEC, EMEDI, CUEMYC, AMAJRJ, entre outras, que atuam na promoção da mediação e da cultura da paz. A presença de representantes nacionais e internacionais reforça o caráter plural e inovador do evento.